22 de julho de 2013

UM CORAÇÃO PRÓDIGO

A maioria dos cristãos conhece a história do filho prodigo (Lc 15.11-32). Nessa parábola um jovem que morava com seu irmão e seu pai, decide ir conhecer os lugares longe da casa de seu pai e lhe pedi tudo o que tem direito e vai curtir sua mocidade longe da família. Nesse momento ele deixa de honrar o seu pai, pois ao pedir sua parte da herança, ele age como se seu pai estivesse morto, pois era/é dessa forma que se resgatava uma herança. Depois de curtir a vida longe da família ele perde tudo é vive uma péssima vida e lembrar que tem um lar e decide retornar e é aceito com uma festança.(Leia a passagem e entenderá mais)
 
Eu quero refletir com vocês sobre um momento particular que ao filhos pródigos, o momento em que eles estão no lar, mas o seu coração não mais.
Você há de concordar que antes de se ter/querer algo precisamos deixar que esse desejo nasça em nosso coração, sem isso não há desejo sobre algo. Começamos ouvindo, vendo, tocando e etc.
Ao ouvirmos sobre algo que é distante, começarmos a imaginar como será ouvir aquilo que nos contam (Festas, badalações e etc.) Ao começarmos a gerar imagens e fantasias de como seria estar lá naquele local, nosso aparelho psíquico começa a desejar, por mecanismos biológicos isso também pode ser compreendido, mas prefiro o entendimento da psique(risos).
A partir dessa compreensão você entenderá como estão alguns corações dentro das igrejas. Muitas pessoas não estão no “mundo”, não são filhos pródigos. Eles prestam um bom serviço no templo/lar. Cantam, tocam, dançam, pregam e etc, porém os seus corações já não estão mais no reino, o mundo inundou, encharcou de desejos mundanos, o seu tesouro saiu das coisas eternas e agora está nas paixões deste mundo.
Creio na minha pequenez que está verdade é mais real do que nos cristãos possamos imaginar.
Examine o seu coração agora“Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.21)
 
Quantas coisas mundanas você não gostaria de fazer e não faz, pois está no serviço cristão? Quantos lugares você gostaria de estar que não agradam o coração do Pai? Quantos desejos você gostaria de realizar que não alegram a Deus? Quantos coisas/relacionamentos/ações você gostaria de estabelecer e não pode por que os irmãos falarão?
 
 
As pessoas se afastam dos planos de Deus, de forma gradativa e, isso tem inicio quanto elas pensam que algo é bobagem, quando outras pessoas percebem que há a possibilidade do afastamento. "Não vos deixeis enganar: Más companhias corrompem bons costumes."(1 Co 15.33)
Se algumas dessas perguntas lhe remeteram a situações, cuidado porque ou o seu coração já é prodigo ou está se tornando prodigo querido(a).
 
O que fazer? Mude sua alimentação.
 
“Quanto ao mais, irmãostudo o que é verdadeirotudo o que é honestotudo o que é justotudo o que é purotudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvornisso pensai.”(Fp 4.8)
 
Antes que o seu coração se perca totalmente:

“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.”
(Pv. 23:26)


 
Gustavo Pestana

Nenhum comentário:

Postar um comentário