15 de novembro de 2011

A bolsa de água quente e a boneca





"E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei." Isaías 65:24.


Certa noite eu estava fazendo de tudo para ajudar uma mãe em trabalho de parto. 
Apesar do esforço ela não resistiu e nos deixou com um bebê prematuro e uma filha de dois anos em prantos. 
Era muito complicado manter o bebê vivo sem uma incubadora (não tínhamos eletricidade para ativar a incubadora). 
Também não tínhamos recursos adequados de alimentação. 
Mesmo morando na linha do equador, as noites eram frias com aragens traiçoeiras. 
Uma das aprendizes de parteira foi buscar a caixa que reservávamos a tais bebês e os panos de algodão para envolvê-lo. 
Uma outra, foi acender o fogo para aquecer uma chaleira com água, para a bolsa de água quente. 
Sem demora, retornou desconsolada, pois a bolsa disponível havia rompido. 
Borracha estraga fácil em clima tropical. 
"Era nossa última bolsa", disse-me. 
Assim como no ocidente se diz que "não adianta chorar sobre o leite derramado", na África Central poderia ser que "não adianta chorar sobre bolsas estragadas".  Elas não crescem em árvores, e não existem farmácias no meio das florestas... 
"Muito bem", eu disse, "coloque o bebê em segurança o mais próximo quanto possível do fogo e durmam entre a porta e o bebê para protegê-lo das rufadas de vento frio. Precisamos manter o bebê aquecido." 
Na manhã seguinte, fui orar com as órfãs que se dispuseram a reunir comigo.



Fiz uma série de sugestões que pudessem despertá-las a orar e, também, contei-lhes sobre o bebê. 


Expliquei nossa dificuldade em manter o bebê aquecido, em função da única bolsa de água que havia estourado, e que o bebê poderia morrer de frio. 
Mencionei a irmãzinha de 2 anos, que não parava de chorar, pela perda e ausência da mãe. 
Durante as orações, uma das meninas de 10 anos, uma de nossas crianças africanas, orou: 

"Por favor, Deus, manda-nos uma bolsa de água quente. Amanhã talvez já vai ser tarde, Deus, porque o bebê pode não agüentar. Por isso, manda a bolsa ainda hoje, meu pai".

Enquanto eu ainda procurava recuperar o ar diante de tamanha demonstração de fé, ela acrescentou: 
"E já que está cuidando disso, Deus, por favor, manda junto uma boneca para a irmãzinha dela, para que ela saiba que o senhor a ama de verdade."

Fiquei em apuros. Eu poderia simplesmente dizer "Amém". Eu, honestamente, não podia acreditar que Deus atenderia àquele pedido. A bíblia nos ensina  que a fé, não tem limites. 
O único jeito de realizar esse pedido, seria por encomenda à minha terra natal, via correio. 
Eu estou na África, há quatro anos e jamais havia recebido uma encomenda postal de casa. 
De qualquer forma, se alguém enviasse algo, mandaria uma bolsa de água quente? 
Eu morava na linha do Equador. 
À tarde, durante uma aula da escola de enfermagem, veio um recado dizendo que um carro estacionara no portão de minha casa. 
Corri... Ao chegar em casa, o carro havia partido, mas deixara um pacote de 11 kg na varanda. 
Chorei. Não consegui abrir o pacote sozinha, e pedi que algumas crianças do orfanato me ajudassem. 
Tudo foi feito com muito cuidado, para que nada fosse danificado. 
Os corações batiam forte. 
Os olhos acompanhavam arregaladamente cada ação. 
A camada de cima, era composta de roupas coloridas e cintilantes. O silêncio tomava conta, à medida que ia tirando as novidades. Havia ataduras para leprosos, caixinhas de uva-passa, farinha, que daria um gostoso bolo no fim de semana. 
Quando pus as mãos de novo na caixa, pasmem... 
"Uma bolsa de água quente, novinha em folha". Eu gritei! 
Eu não havia feito nenhuma encomenda neste sentido. 
Ruth, que estava perto, saltou e começou a gritar: 





"Se Deus mandou a bolsa, ele também mandou a boneca.".

Enfiando as mãos na caixa, procurava pela boneca. 
E lá estava ela. . . Maravilhosamente vestida. 
Ruth nunca duvidara. Olhando para mim, perguntou: 

"Posso ir junto levar a boneca para aquela menina, para que ela saiba que Jesus também a ama muito?"

Este pacote estivera a caminho por 5 meses. 
Foi uma iniciativa da minha ex-professora de escola bíblica, que atendeu a voz do Senhor de enviar uma bolsa de água quente. Uma das meninas da turma decidiu mandar junto uma boneca. . .  cinco meses antes! em resposta a uma oração, de outra menina de 10 anos que acreditou fielmente que Deus atenderia a sua oração, ainda naquela tarde. 
Essa tradução do Reverendo Oscar Lehenbauer, de uma história acontecida com uma missionária americana que atuava em pleno coração africano.

Vida de um seminarista (Isaque Daniel)


O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; Provérbios 1:5

Antes de iniciar minhas aulas eu passei um tempo aqui no seminário, e tive experiências incríveis, percebi que não é o curso que irá me fazer um bom ministro do evangelho e sim a minha busca de conhecer mais do meu Deus, sei que Ele me trouxe aqui para poder me moldar conforme a sua vontade.
Na minha primeira semana de atividades em classe, conheci várias pessoas, e percebi que nem todos que estão aqui tem realmente uma vida voltada para o Senhor que os chamou. Aprendi várias coisas e comecei a ver que existe algumas que nunca irei saber, eu imaginava que aqui eu iria tirar todas as minhas dúvidas, mas há mistérios sobre Deus que não cabe a nós sabermos, Teologia não é o estudo de Deus, pois como Deus sendo tão infinito poderia ser objeto de estudo do homem, apenas estudamos aquilo que nos foi revelado para que possamos passar a mensagem da Cruz de forma eficaz.
O Senhor tem sido presente todos os dias em minha vida, posso senti-lo; morando sozinho notei que o meu Pai se importa com os mínimos detalhes da minha jornada, não há nada em mim que para Ele não seja de grande importância, Deus se preocupa com cada passo que dou. É maravilhoso saber que dependo Dele, e Ele tem sido fiel em tudo.
No Salmo 25.4 diz assim: "Mostra-me, SENHOR, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas", este texto me ajudou a ver que se eu quero me manter na rota correta, devo buscar com atenção ouvir a Deus. Devo me distanciar dos maus caminhos, estradas esburacadas, paradas loucas e desvios para ruas sem saída. E para que isso ocorra, preciso buscar equilíbrio com a ajuda de Deus. Espero que essas poucas palavras te inspire a viver de uma maneira sábia, buscando conhecer sempre um pouco mais de Deus. E nunca esqueçam que o caminho utilizado corresponde ao destino que iremos alcançar.
Continuem orando pela minha vida, e daqui oro por todos vocês. Que o Senhor nos una cada vez mais em amor, e que essa distância traga apenas saudade.

Isaque Daniel Frutuoso Morais

Testemunho Missionária Ana Maciel


A graça e a paz do nosso senhor e salvador JESUS CRISTO.
 

" Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus."( Atos 20;24)
 


 Somos missionarios em primeiro lugar do senhor da seara e depois do povo Brasileiro,somos filiado a Missões Nacionais dos Batistas Brasileiros, e estamos plantando igrejas no sertão do Ceara, pois somos missionarios plantadores de igrejas.

 Com a graça de Deus já plantamos 3 igrejas  e estamos na quarta e grande são os nossos desafios,pois não é nada facil,mas temos vencido todos, pois o dono da obra está sempre conosco.Nos vivemos na total dependencia de Deus pois o mesmo nos chamou para essa maravihosa obra.Vamos falar um pouco do nosso campo atual que é Mauriti.
Mauriti é uma cidade de aproximadamente uma população de 50 mil habitantes e sua religião predominate é o catolicismo.Temos menos de 1% de evangelicos e alem disso tem as seitas que atrapalham muito o crecimento da igreja de Cristo.
Estamos aqui a um ano e Deus tem operado maravihas,mesmo com dificudades, já batizamos 11 pessoas e temos mais 4 se preparando para o batismo.A frequencia nos cultos é de 30 pessoas. O nosso projeto e da nossa misão é de plantarmos 5 igrejas durante 5 anos pois temos noves distrinto sem presença evangelica, já começamos uma que fica 9km da sede onde está a igreja.

Queridos irmão temos muitas esperiencia para contar mas é dificil contar por e-mail.Mesmo assim  vamos contar algumas:vidas foram salvas e libertas da idolatria, vicios,depreção etc.A mais recente foi a de seu Paulo estávamos dando o estudo biblico pra ele e já era o terceiro estudo e falamos pra ele

a necesidade que o homem tem de Deus que ele precisava aceitar Cristo como seu salvador, ele se revoltou e falou que já tinha Cristo no seu coração e não precisaiva disso.Então nós tentamos falar pra ele mas não teve jeito,acvhamos melhor nos nos despedir e voltamos na semana seguinte para dar o utimo estudo,e para a nossa supresa quando fizemos o apelo o seu Paulo foi o primeiro a fala da sua necessidade de Cristo em sua vida,e ele disse que Jeus tinha estado com ele a semana toda e só tinha uma solução pra ele e era Cristo na vida dele.Toda a familia do seu Paulo se converteu na quela noite,sua esposa, seu fiho e sua soga. Amados ore por essa familia pois o senhor tem promessa pra eles.

   MOTIVOS DE ORAÇÔES: orem para que as pessoas se firmem pois elas até querem Jesus mas não tem foças para irem a igreja.

Também para que o Senhor nos fortaleça a cada dia pois moramos muito lonje de nossa familia,o nosso filho tem 13 anos e ele não se acustumou ainda com a cidade e reclama muito, pois ele é um adolescente e aqui não tem nada só o basico.

OS NOSSOS DESAFIOS PRINCIPAIS E QUEREMOS CONTAR COM AS ORAÇÕES DOS IRMÃOS É:no momento estamos com muita dificuldades de alcançarmos os distritos e precisamos de um transporte.Que o Senhor nos abençõe com um.Orem tambem pela a nossa saúde fisica e emocionar pois os

irmãos sabem que a nossa luta não é contra carne nem sangue mais cotra as ostias do mal.Que o Senhor vos abençõe amados. Um abraço,fiquem na paz....


ROGERIO NOGUEIRA, ANA NOGUEIRA E ROGERIO FILHO.

Somália



Situação: sofrendo miséria, fome, muitas mortes, cristãos vivendo dias muito difíceis por causa do grupo extremista Al Shabbab, que quer tirar o cristianismo da Somália e que tem o controle sobre a distribuição de alimentos e se negam a entregar comida aos cristãos.

Por favor, ore pela Somália e pelos cristãos que ali vivem:
- Ore para que os cristãos encontrem força e coragem no Senhor, para aguentarem as pressões e restrições que os seus perseguidores impõem a eles.

- Ore para que os cristãos possam ser supridos em todas as suas necessidades e que Deus possa confortar os corações deles.

- Ore pela Somália, que passa por essa grave crise de fome. Peça que Deus possa estender sua mão e dar melhores condições a todos os que moram no país e nas regiões afetadas pela fome.

*Que Deus use grandemente sua vida no poder do Espirito Santo.


Notícias Missionárias- MCM


Situação de tensão no Afeganistão

De acordo com informações do nosso casal enviado à Cabul, capital do Afeganistão, a situação é de tensão. Foi traduzido um texto publicado em site do Talibã, onde dizia que os talibãs sabem da existência de várias ONGs e outros trabalhadores que estão diretamente envolvidos com conversões ao cristianismo. Para tais atividades, dizem eles, o governo têm feito “vista grossa”, mas eles não o farão, pelo contrário, ameaçaram atacar e explodir cada um deles.

No último sábado aconteceu um atentado a bomba contra um ônibus que levava soldados americanos, matando 17 pessoas, sendo 4 civis. Os ânimos da população estão exaltados, pois se aproxima o Id Curban, um feriado no qual os muçulmanos sacrificam animais em memória do sacrifício de “Ismael” por Abraão. Esse feriado acontece exatamente 70 dias após o fim do Ramadã. É um grande feriado em que as pessoas se visitam, usam roupas novas e trocam presentes.
Nossa irmã L., missionária no país, nos últimos dias, teve calafrios, febre alta, vômitos e diarreia. Em decorrência dos ataques do sábado e do clima de tensão, acharam melhor não procurar um médico e a trataram em casa mesmo. Por causa do texto publicado, os obreiros também estocaram comida e decidiram sair de casa somente se extremamente necessário.
Segundo eles, Deus tem operado no Afeganistão, é a primeira vez que se vê os próprios afegãos propagando mensagens do Reino entre eles, levando outros ao encontro com o Senhor. Não vamos deixar que o Inimigo intimide a Igreja do Senhor com ameaças e pedimos que todos continuem em oração pelo Afeganistão, pois conforme Mateus 16:18b “As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja”.
Ore pela segurança e saúde do missionários.
Ore para que o Evangelho do Senhor seja conhecido no Afeganistão.
Ore para que os cristãos não esmoreçam diante das ameaças, mas que avancem confiando no Senhor dos Exercitos que é Soberano.

Testemunho- Missionária Eliety Passos‏


  Quando pela primeira vez ouvi a palavra missões eu tinha 15 anos de idade.
  Naquela noite eu havia ido à igreja com a minha mãe quando, ao final de sua apresentação, a maestrina do coral missionário que estava visitando a igreja naquela noite, apresentou o desafio de alcançar as nações para Cristo. Naquele momento a convicção de que o Senhor havia me chamado para este ministério veio ao meu coração.
  Anos se passaram e durante os mesmos tive a oportunidade de servir ao Senhor em minha igreja local e ir para o seminário. Durante os 4 anos de estudo pude ouvir e ler biografias de homens de Deus que no passado deixaram tudo para ir aonde ninguém foi antes e esse mesmo desejo veio com toda intensidade ao meu coração: ir aonde ninguém foi e falar para quem nunca ouviu acerca do amor e da graça do nosso Senhor.
  Ao concluir o seminário, a liderança da igreja da qual faço parte (Assembléia de Deus Madureira), enviou-me para o Nordeste onde tive a honra de estar cooperando com a Missão Juvep e ali aprender e crescer. No meu terceiro ano no Nordeste, durante um período de intercessão pelas nações, veio a curiosidade acerca de um país do qual eu nunca havia ouvido falar em nossas conferências missionárias: Mongólia.
  Junto com a Missão AMEM fui primeiro enviada para a Inglaterra, porque eu precisava aprender a falar fluentemente o inglês antes de chegar ao país sobre o qual o Senhor estava me direcionando. O inglês era necessário pois seria a língua de comunicação entre a equipe missionária. Depois de um ano na Inglaterra fui enviada para a Mongólia e estou aqui na capital Ulaanbaatar. Deus me concedeu  a benção de morar com uma jovem cristã mongol e ela tem me ajudado a aprender mais sobre a cultura e a língua.
  Estejam orando por esse povo para que cada um venha conhecer a graça do nosso Senhor e estejam orando por mim para que o senhor venha me usar para Sua Glória.



Eliety Passos.
Missionária da Assembléia de Deus Madureira RJ entre os mongóis.
Minha formação é teológica e missiológica,fui aluna da Escola de Missões Transculturais Da Missão Juvep.