15 de novembro de 2013

O Testemunho de Três Jovens



“Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer” (Dn 3:17,18 – NVI).

INTRODUÇÃO:

O texto em análise, para a retirada de alguns pontos que considero de destaque está no livro de Daniel, principalmente centrado no capítulo 3.
Sadraque, Mesaque e Abednego são nomes adoptados após a chegada destes jovens à Babilónia, como nos regista a Escritura:
E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego. Dn 1.7



AS GRANDES LIÇÕES

NÃO TEMERAM AS CHAMAS:
E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.(Dan 3.6)
E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles. (vers 27) Comp:

"Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." (Is 43:2)
Pelo temor às chamas destes mundo deixamos de temer as chamas eternas da condenação divina.

NÃO SE ENVERGONHARAM DE TESTEMUNHAR SUA FÉ NUM MUNDO ÍMPIO E PAGÃO:
É fácil ser luz dentro da igreja, o difícil é sê-lo no mundo. É fácil ser-se jovem fiel, quando estamos envolvidos num ambiente onde existem outros jovens fiéis. Difícil é ser-se fiel quando somos os únicos num determinado meio ou mesmo quando somos a minoria.
Eles estavam vivendo numa sociedade ímpía - Babilónia, pela deportação a que foram sujeitos.


NÃO PERDERAM SUA CONVICÇÃO:
Mesmo o rei dizendo:
Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? (vers 14)

E isso ele não disse, com certeza com bons modos, pois:
Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei. (vers 13)
Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer. (vers 19)
"Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia."  (II Timóteo 1:12)

Estavam completamente convictos:
Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. (vers 16)
É como se tivessem dizendo ao rei: "Estás a perder o teu tempo connosco"


NÃO AMARAM SUA PRÓPRIA VIDA:
De modo similar, encontramos o incentivo de Jesus a isso:
"Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á."  (Mat 10:39)


NÃO TEMERAM PERDER SUA REPUTAÇÃO:
Estes jovens eram pessoas de alta patente:
E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de Babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei. (vers 49)


NÃO TEMERAM SER REPUTADOS DE DIFERENTES:
Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste. (vers 12)

Segundo narra as Escrituras apenas estes três não se dobraram, perante tal imagem.
Hoje sentimos muito preconceito porque somos, se é que somos diferentes ou pela forma de falar, por aquilo que vemos, pelo nosso porte exterior, porque rejeitamos determinados prazeres, etc


NÃO TEMERAM AS ACUSAÇÕES:
Por isso, no mesmo instante chegaram perto alguns caldeus, e acusaram os judeus. (vers 8)
E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? (vers 15b)
Do mesmo modo Daniel, diante das ameaças e acusações, continuou com seus hábitos de oração e adoração ao verdadeiro Deus:
"Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer."  (Daniel 6 : 10)

NÃO CEDERAM À PRESSÃO DA MAIORIA:
Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado. (vers 7)
  • Onde estaria outros jovens judeus?
  • Será que se vergaram?
  • Será que temeram pela sua vida?
    • Arão fez o bezerro porque a maioria clamava
    • Moisés perdeu sua bênção porque a maioria do povo pressionava
    • Saul sacrificou os animais contra a ordem de Deus por causa do povo
    • Pilatos mandou matar Jesus pela pressão do povo judeu
Há sempre um remanescente:
Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. (1Rs 19.18)


NÃO CEDERAM À PRESSÃO DE GENTE IMPORTANTE:
Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado. (Dn 3.2)
Vivemos hoje dias muito difíceis neste aspecto, onde pessoas ilustres, importantes, de elite se dobram e vergam perante imagens de escultura.
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor do aborto
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor perante a infidelidade conjugal
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor da impureza sexual
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor da pornografia
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor da sexualidade precoce
Estes são os ídolos modernos que estão sendo levantados bem alto para que toda a gente veja e não tenha desculpa para não se dobrar.
Pergunto:
Se estivermos perante tais pessoas importantes(escola, trabalho, família) nos iremos intimidar, ou saberemos nos manter de pé perante a vontade de Deus, mesmo que isso estrague nossa reputação?
"Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados." (1Cor 1:26)


RECOMPENSA:
28 Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. 29 Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este. 30 Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia.

É muito bonito vermos o fim que o Senhor lhes deu, contudo o que hoje notamos é que as pessoas estão sempre à espera destes fins grandiosos e gloriosos, mas não querem, nem se sujeitam a passar pelas humilhações, afrontas e perigos de morte que tais jovens passaram.

Por esta razão, nunca esqueçamos: A recompensa sempre vem depois da fiel obediência a Deus.

Por:Duarte Rego

Já Agradeceu Hoje, Ingrato?

"E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos."
(Colossenses 3:15)

Certa vez uma irmã que chegou em nossa igreja, e revelou interesse em congregar, lhe perguntei:
-Apresente-me algumas razões, as quais a leva a decidir congregar connosco?
Ao que ela respondeu, entre outras coisas:
-Porque notei, que vocês agradecem a Deus pelas coisas mínimas da vida, quando oram
Isso parece insignificante? Não é!
"Em tudo dai graças" (1Tess 5:18)

A GRATIDÃO NÃO DEPENDE ...

I
DE RECEBER ALGO MATERIAL/ FÍSICO
1 BOM é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; 2 Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade; (Slm 92.1,2)
Maioria das vezes agradecemos quando recebemos algo físico/palpável, mas raramente há em nós o agradecimento apenas de podermos ter alguém para desabafar, agradecer porque existe alguém que nos ouve, alguém que é paciente connosco, que nos atura.
Ou seja, meus pais, pode não me conceder nada material, mas se ele é uma pessoa atenciosa, conselheira, amável, tratável, cuidadosa comigo, e eu devo ser muito grato.
No aspecto espiritual, em nosso relação com Deus Pai, o mesmo deveria acontecer. Não apenas sermos gratos por aquilo que Deus nos dá, mas por aquilo que Ele é. Quanto a isso, não creio que exista muitos que o conseguem.


II
DO VALOR DAQUILO QUE SE RECEBE
12 E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; 13 E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. 14 E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. 15 E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16 E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. 17 E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? 19  E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. (Luc 17.11-19)

Não havia pior doença do que a lepra nos dias de Jesus. Era uma doença que excomungava a pessoa da sociedade, da família, dos amigos etc. No entanto, perante uma grande cura o que aprendemos?

Deus não se esquece dos seus benefícios
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? (vers 17)

Nós também não nos deveríamos esquecer:
"Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação." (Slm 68:19)
"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios." (Slm 103:2)
"Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?" (Slm 116:12)

Pergunto:
Para onde foram os outros nove? Com quem foram celebrar?

Quem é grato acabará por receber a maior benção
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. (v. 19)

Muitos até têm reconhecido o Jesus da cura, mas são poucos os que O reconhecem como o Senhor das suas vidas e Salvação. Há muita gente que somente tem fé para a cura física, no entanto jamais compreendem a necessidade de cura para sua pobre alma perdida.
Interessante constatarmos que até os nove mal agradecidos, tiveram um certo nível de fé para obedecer a Jesus, quando este disse:
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. (v. 14)
Podemos mesmo dizer que é preciso muito mais fé para agradecer a Deus do que para obedecê-Lo para nosso próprio bem e benefício. São poucos aqueles que voltam para caírem a seus pés, dando-Lhe graças.


III
DO NÚMERO DE VEZES QUE SE REALIZA A MESMA COISA
É fácil agradecermos quando nos fazem algo, uma vez, duas, até três.... porém temos a tendência quando algo é feito diariamente e sistematicamente, mesmo sendo nós os beneficiados, acabamos por esquecer de agradecer.
27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. 28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. 29 Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! (Prov 31.27-29)
Oramos, agradecendo os alimentos, mas talvez seja raro agradecermos a Deus por quem os colocou em cima da mesa ou os confeccionou. Que o hábito, não nos traga desagradecimento.


IV
DA RESPONSABILIDADE DE QUEM O FAZ
"É o dever dele" 
"Não faz mais do que o seu dever e obrigação" 
"Recebe para isso"
Qual o empregado que não gosta de ouvir uma palavra de agradecimento, de louvor por aquilo que faz, mesmo recebendo o ordenado no fim do mês ?

Há pais que dizem: "Não sei mais o que hei-de dar a este meu filho, para o contentar "
Geralmente as pessoas que mais possuem, materialmente, são as que mais reclamam. Ora, o problema é não ter, ou a questão é muito mais profunda?
Com certeza que sim! E passa por não possuir um coração grato.


ASSIM SENDO, DÊ GRAÇAS A DEUS

a) Pela vida
"Os meus tempos estão nas tuas mãos; ..." (Slm 31:15)
"Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração."  (At 17:28)

b) Pelos seus irmãos na fé
"E de lá, ouvindo os irmãos novas de nós, nos saíram ao encontro à Praça de Ápio e às Três Vendas, e Paulo, vendo-os, deu graças a Deus e tomou ânimo." (Act 28:15)
"Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:"  (Ef 1:16)
"Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós," (Filip 1:3)
"Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações," (1Tess 1:2)
"Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia;"  (II Timóteo 1 : 3 Comp.: Rom 1:8, 2Tess 1:3, I Ped 1:3, Rom 6:17, 1Tess 2:13)

c) Pelos alimentos:
11 E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. 23 (Contudo, outros barquinhos tinham chegado de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, havendo o SENHOR dado graças)." (Jo 6:11,23)
3 Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças." (1Tim 4:3,4)

d) Pelas vitórias concedidas em Cristo
"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo." (1Cor 15:57)
"E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento." (2Cor 2:14)

e) Pela oportunidade de salvação e de estar na salvação:
"Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo." (1Cor 1:4)
"Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;" (Col 1:12)
"Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças." (Col 2:7)
"Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;" (2Tess 2:13)

f) Pelos dons concedidos e oportunidade de trabalho:
"E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;" (1Tim 1:12)

g) Pelas orações respondidas:
"Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido." (Jo 11:41)

h) Pelas benção espirituais:
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;" (Ef 1:3)

i) Pelas tribulações
Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria, o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Tiago 1.2-4 


DA PRÓXIMA VEZ, QUE ...
- Se queixar da roupa (porque é pouca, porque não tem aquela cor para combinar com a outra), é importante mostrar alguém que não tem roupa alguma para vestir.

- Reclamar de seus pais, visite um orfanato

- Quando se queixar em demasia daquela gripe e começar quase que a pedir a morte, faça uma visita aos cuidados intensivos num hospital

- Quando reclamar da comida, da falta de manteiga, de doces para barrar o pão, mostre-lhe alguém que procura raízes de alguma coisa em terra seca e não encontra.

- Quando alguém reclamar que não tem refrigerante em casa, da marca x ou y mostre-lhe a criança que chocou o mundo que aparece bebendo a urina de um animal, para matar a sede.

- Quando alguém ou você mesmo reclamar que é muito difícil servir a Deus, que nem sempre temo disposição para O louvar através de hinos; que é complicado levantar a voz em oração, convém mostrar, ler, pensar nos milhares de cristãos que estão perdendo tudo o que têm materialmente, que estão em risco de perder sua vida simplesmente porque querem seguir a Jesus Cristo.

Dando mais, comprando menos e mostrando mais exemplos é a melhor forma de aprendermos a ser mais gratos com o muitíssimo que já temos e nos livrarmos de um coração rabugento e queixoso:
"Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse." (Jud 1:16)


Alguns textos para meditação:
"Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;" (Ef 5:20)
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças."  (Filip 4:6)
"E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Col 3:17)
"Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;" (Col 4:2)
"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1Tess 5:18)
"ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;" (1Tim 2:1)


E ENTÃO, VOCÊ JÁ AGRADECEU HOJE ?

Por: Duarte Rego


À Igreja Perseguida

"12. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
18. Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
20. Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
24. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;
25. Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
26. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular."

(I Corintíos 12)


Sempre observo as estatísticas em meu blog,e para minha alegria,encontro um bom número de visitas vindas de países fechados ao evangelho.Eu também acompanho notícias de cristãos que moram em lugares de risco devido o evangelho,e quero que saibam que sofro com vocês,participo de tudo porque meu coração chega a doer e lágrimas caem quando leio sobre as vossas tribulações.
Vocês não estão esquecidos,pois Deus em Sua infinita sabedoria,levanta outros servos para estarem cobrindo você espiritualmente de orações.
Não se esqueçam  do que move suas esperanças: A volta de Cristo!

Com muito carinho,repousem na paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Especialista em novos começos

  É comum pessoas nos parar na rua para perguntar sobre algum endereço.
  E por que parar para perguntar?
  A resposta é muito simples: Porque as pessoas se sentem confusas e perdidas sobre o destino que precisam chegar.
  Em algum momento de nossas vidas, talvez alguns, nos sentimos assim também, sem saber pra onde ir nem como ir. Confusão, insegurança, medo...
  Vou compartilhar uma experiência com você:

  No início do ano eu participei de um treinamento missionário. No segundo dia de treinamento, eu juntamente com toda a equipe, precisamos fazer uma longa caminhada até chegar ao local do acampamento. Caminhamos aproximadamente 20 a 30 minutos até os obreiros nos reunirem e falar que tinham errado o caminho e pedir desculpas. Muitas pessoas, inclusive eu, começaram a reclamar por esse ocorrido, por termos andado tanto no sol, com fome, sede, carregando as bagagens, pra não chegar a lugar nenhum. Porém, não havia o que fazer além de retornar pelo caminho errado até encontrar o certo.

  E foi nesse meio-tempo de retorno e caminhada, que Deus ministrou ao meu coração que muitas vezes o caminho é reto e sem curvas, até parece longo demais, mas é a direção certa, e nós, querendo fazer as coisas de nosso jeito, pegamos atalhos ao longo da caminhada e nos perdemos. Atalhos resultam em desgaste.
Por querer fazer as coisas à nossa própria maneira acabamos frustrados, desgastados, desmotivados, muitas vezes nem queremos mais nos levantar para sair de onde estamos...Mas sabe qual a boa notícia?
Deus SEMPRE tem um plano!
  No momento que nos perdemos e não sabemos como recomeçar, Ele nos guia de volta ao plano original de onde nunca deveríamos ter saído. E Ele também nos sustenta, nos fortalece e nos encoraja a recomeçar.


  Está se sentindo perdido?
  Ora. Pede a Deus força, coragem e discernimento, que Ele te ajudará e guiará ao caminho certo que te levará ao centro de Sua vontade.
"Respondeu Jesus: Eu sou O caminho,A verdade e A vida.Ninguém vem ao Pai senão por Mim." 
(João 14.6)