15 de novembro de 2013

O Testemunho de Três Jovens



“Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer” (Dn 3:17,18 – NVI).

INTRODUÇÃO:

O texto em análise, para a retirada de alguns pontos que considero de destaque está no livro de Daniel, principalmente centrado no capítulo 3.
Sadraque, Mesaque e Abednego são nomes adoptados após a chegada destes jovens à Babilónia, como nos regista a Escritura:
E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego. Dn 1.7



AS GRANDES LIÇÕES

NÃO TEMERAM AS CHAMAS:
E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.(Dan 3.6)
E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles. (vers 27) Comp:

"Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." (Is 43:2)
Pelo temor às chamas destes mundo deixamos de temer as chamas eternas da condenação divina.

NÃO SE ENVERGONHARAM DE TESTEMUNHAR SUA FÉ NUM MUNDO ÍMPIO E PAGÃO:
É fácil ser luz dentro da igreja, o difícil é sê-lo no mundo. É fácil ser-se jovem fiel, quando estamos envolvidos num ambiente onde existem outros jovens fiéis. Difícil é ser-se fiel quando somos os únicos num determinado meio ou mesmo quando somos a minoria.
Eles estavam vivendo numa sociedade ímpía - Babilónia, pela deportação a que foram sujeitos.


NÃO PERDERAM SUA CONVICÇÃO:
Mesmo o rei dizendo:
Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? (vers 14)

E isso ele não disse, com certeza com bons modos, pois:
Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei. (vers 13)
Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer. (vers 19)
"Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia."  (II Timóteo 1:12)

Estavam completamente convictos:
Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. (vers 16)
É como se tivessem dizendo ao rei: "Estás a perder o teu tempo connosco"


NÃO AMARAM SUA PRÓPRIA VIDA:
De modo similar, encontramos o incentivo de Jesus a isso:
"Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á."  (Mat 10:39)


NÃO TEMERAM PERDER SUA REPUTAÇÃO:
Estes jovens eram pessoas de alta patente:
E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de Babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei. (vers 49)


NÃO TEMERAM SER REPUTADOS DE DIFERENTES:
Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste. (vers 12)

Segundo narra as Escrituras apenas estes três não se dobraram, perante tal imagem.
Hoje sentimos muito preconceito porque somos, se é que somos diferentes ou pela forma de falar, por aquilo que vemos, pelo nosso porte exterior, porque rejeitamos determinados prazeres, etc


NÃO TEMERAM AS ACUSAÇÕES:
Por isso, no mesmo instante chegaram perto alguns caldeus, e acusaram os judeus. (vers 8)
E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? (vers 15b)
Do mesmo modo Daniel, diante das ameaças e acusações, continuou com seus hábitos de oração e adoração ao verdadeiro Deus:
"Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer."  (Daniel 6 : 10)

NÃO CEDERAM À PRESSÃO DA MAIORIA:
Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado. (vers 7)
  • Onde estaria outros jovens judeus?
  • Será que se vergaram?
  • Será que temeram pela sua vida?
    • Arão fez o bezerro porque a maioria clamava
    • Moisés perdeu sua bênção porque a maioria do povo pressionava
    • Saul sacrificou os animais contra a ordem de Deus por causa do povo
    • Pilatos mandou matar Jesus pela pressão do povo judeu
Há sempre um remanescente:
Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. (1Rs 19.18)


NÃO CEDERAM À PRESSÃO DE GENTE IMPORTANTE:
Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado. (Dn 3.2)
Vivemos hoje dias muito difíceis neste aspecto, onde pessoas ilustres, importantes, de elite se dobram e vergam perante imagens de escultura.
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor do aborto
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor perante a infidelidade conjugal
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor da impureza sexual
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor da pornografia
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor da sexualidade precoce
Estes são os ídolos modernos que estão sendo levantados bem alto para que toda a gente veja e não tenha desculpa para não se dobrar.
Pergunto:
Se estivermos perante tais pessoas importantes(escola, trabalho, família) nos iremos intimidar, ou saberemos nos manter de pé perante a vontade de Deus, mesmo que isso estrague nossa reputação?
"Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados." (1Cor 1:26)


RECOMPENSA:
28 Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. 29 Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este. 30 Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia.

É muito bonito vermos o fim que o Senhor lhes deu, contudo o que hoje notamos é que as pessoas estão sempre à espera destes fins grandiosos e gloriosos, mas não querem, nem se sujeitam a passar pelas humilhações, afrontas e perigos de morte que tais jovens passaram.

Por esta razão, nunca esqueçamos: A recompensa sempre vem depois da fiel obediência a Deus.

Por:Duarte Rego

Nenhum comentário:

Postar um comentário