18 de julho de 2013

COMBATE ESPIRITUAL PELA INTERCESSÃO

Combate é a atitude de fazer guerra contra. Quando estamos envolvidos na oração há um aumento de combate. Quando oramos qualquer tipo de oração, num certo sentido estamos fazendo guerra contra satanás.
A Intercessão pode ser definida como um combate espiritual – disso fala Efésios 6:10-18 – “fortalecei no Senhor” quer dizer: adquira força espiritual. Temos a obrigação de nos preparar para o combate. Precisamos entender tudo quanto pudermos sobre o inimigo. Nenhum general vai a batalha sem conhecer as estratégias do seu inimigo.
1 – Conhecendo o nosso inimigo 
1.1 – Satanás é uma pessoa real e não apenas um conceito do mal (Jó 1:6). 
- Ele é referido com pronomes pessoais, como um ser vivo (Lucas 11:18);
- Ele tem um reino
- Ele conversa (Mateus 4:7-9);
- Move-se por todo lugar (Marcos 4:14-15)
- Ele tem corpo (Zacarias 3:1-2)
1.2 – Satanás tem objetivo real (Efésios 6:11). 
A palavra ciladas vem de uma palavra grega que dá origem à nossa palavra métodos. Ele tem métodos de destruição da igreja. II Coríntios 2:11 diz que “não lhe ignoramos os seus desígnios”.

A palavra do grego 
noeme, quer dizer pensamentos, propósitos, desejos.

Quais os objetivos de Satanás?
- Procura causar dúvida e incredulidade – Gênesis 3:4-5
- Confusão – Lucas 22:31; II Coríntios 12:7
- Divisão e contenda – I Coríntios 3:1-4
- Tentação – I Coríntios 7:5; I Tessalonicenses 3:4-5
- Erro doutrinário – II Coríntios 11:14-15; I Timóteo 4:1
- Dificuldades – Lucas 13:16; I Tessalonicenses 2:18
- Mente dúbia – II Coríntios 11:2-3 (vida mental).
2 – Conhecendo o exército organizado de Satanás
- Satanás tem um exército bem organizado – Efésios 6:12; Daniel 10:12-13
- Tem soldados reais
- Tem líderes bem treinados
- Tem jurisdições bem estabelecidas
- Tem poder real – II Tessalonicenses 2:9

Satanás é real, mas temos poder sobre ele. Podemos falar diretamente, em voz alta e com autoridade. Ele se aproxima com muita sutileza. Ele vem secretamente, envia o seu poder demoníaco para nos influenciar a sair do caminho, mas, não ignorando os seus objetivos, na autoridade de Jesus, desmascaremos os seus objetivos.
3 – Conhecendo o nosso armamento
Armamento: são todas as armas tomadas coletivamente, qualquer instrumento de combate, qualquer meio usado para conseguir vantagem sobre outro. Nosso armamento.
- Nosso armamento – II Coríntios 10:3-5
- Nosso propósito: Libertar pessoas – Mateus 2:9.
- Nossas armas:
A Palavra de Deus – A revelação total de Deus
O Sangue do Cordeiro - Apocalipse 12:10-11
O testemunho dos santos – Apocalipse 12:10-11 – Uma confissão vitoriosa proclama derrota a Satanás – Filipenses 4:13 “...estou pronto para qualquer coisa e equipado para tudo, através de Cristo que me infunde força interior, isto é, eu sou todo suficiente na suficiência de Cristo.” (v. ampliada).
- As orações dos santos
- O Nome de Jesus – Mateus 28:18; João 14:12-14
- A habitação do Espírito Santo – Lucas 24:49
- O Evangelho de Jesus Cristo – Romanos 1:16
- O Evangelho trará derrota total a Satanás – Apocalipse 11:15

4 – Conhecendo o nosso destino 
Temos um destino eterno. A igreja é a eterna companheira de Jesus destinada a partilhar do Seu trono.
Estamos sendo treinados a reinar, uma coroa nos está reservada – II Timóteo 4:8 e coroa é símbolo de autoridade.
Deus prepara os intercessores para grandes coisas.
Alguns fatos sobre a nossa herança: 
- Deus criou todas as coisas, portando, Seu reino inclui toda a criação – Salmo 103:19
- Jesus é o primogênito, portando, herdeiro legal do trono e da criação de Deus.
- Cada crente é filho de Deus por adoção com os mesmos direitos legais que Jesus tem. Quando recebemos a Cristo nos tornamos herdeiros – Romanos 8:15-17; Apocalipse 21:7.
- A Bíblia provê muitos textos que provam este conceito: Mateus 25:35; Daniel 7:8; Gálatas 6:4-7; Tito 3:5; Tiago 2:5.

Nosso destino futuro depende da nossa lealdade presente
Ministério Monte Sião

A ORAÇÃO E SEU ALCANÇE

“ E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus” (Ap 8:4)
                A oração é muito mais preciosa do que tudo o que o nosso coração possa imaginar. Ela é a chave que abre os depósitos celestiais para suprirem a nossa insuficiência . Ela move o braço de Deus a favor de seus filhos, imobilizando as forças inimigas, aciona o exército dos anjos para a peleja e entroniza o senhor para reinar em nós, aleluia!
          Através da oração podemos chegar a todos os lugares da terra. A todas as nações. Embora não saibamos falar os idiomas dos povos, podemos decretar vitória do Senhor sobre as vidas necessitadas e aflitas. Podemos entrar nos hospitais, nas UTI'S, nos CTI'S, nas maternidades, nas alas de doenças infecto-contagiosas, nos ambulatórios, pronto-socorro vários e, com imposição de mãos, podemos ministrar a cura, a benção e a paz, mesmo á distância, aleluia!
         Através da oração, podemos entrar em matas sombrias e perigosas e livrar da morte alguém que porventura esteja perdido ou em grande perigo. Podemos enfrentar as rajadas das metralhadoras, as explosões das granadas, os lançamentos do mísseis e cobrir com proteção o pequeno soldado, que precisa ter um encontro com Cristo. Podemos proteger o perseguido, pedindo ao pai que o esconda com a sua grande e potente mão, para que não o encontrem os que procuram matá-lo...
         Através da intercessão, podemos entrar silenciosamente onde o suicida está e clamarmos pela misericórdia de Deus para enviar socorro através dos seus anjos. Para impedir o tiro do revólver, para desfazer o nó da corda assassina, para derramar por terra o copo de veneno... Para soprar para longe a insensatez do coração deprimido e infeliz, e nutri-lo com esperança. Para aquecer o coração frio, triste e sombrio com a lembrança de apenas um texto da poderosa Palavra de Deus...
        Através da intercessão, podemos tomar nos braços os pequeninos de todas as raças, línguas, tribos e nações e dedicar esses pequeninos ao Senhor, aleluia! Podemos consagrar os bebês que estão nascendo agora, colocando-os nos braços de Deus, para que venham a ser homens e mulheres de oração, evangelistas e adoradores do Deus vivo, aleluia!
       É a mais gloriosa missão, embora discreta e reservada. Somente os olhos de Pai Celestial contemplam o coração contrito do intercessor. Seus anjos apenas podem assistir sua luta com Deus em favor dos outros... E estes mesmos anjos podem recolher em seus odres dourados as lágrimas da intercessão. Estas ficarão eternamente guardadas diante de Deus, pelo menos até aquele grande dia de Cristo. Lágrimas que serão com pérolas do colar “da noiva de Cristo”, enfeitando o seu pescoço, arrancando palavras de admiração e confissão de amor do “noivo amado”, Aleluia!
      A última coisa que o mestre pediu, antes de ir para a cruz, foi: “Vigiai e orai. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Foi sua última recomendação antes de se apresentar gloriosa diante do pai, com sua missão cumprida. Ele soprou sobre seus discípulos, quando estavam no monte das Oliveiras, e lhes ordenou que “permanecessem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder”.
            Oração, oração, oração.
       Oração para que a palavra de Deus se cumpra. Oração para termos forças para testemunhar e ousadia para pregar. Oração para sermos santos e irrepreensíveis diante do Senhor e diante dos homens. Oração para alcançar o coração do pai. Oração para sermos guiados pelo Espírito Santo. Oração para plantar a semente e vê-la germinar. Oração para permanecermos firmes e constantes, inabaláveis e sempre operantes na obra do senhor, sabendo que, no Senhor, o nosso trabalho não é vão, aleluia!
         A oração nos leva á vida abundante na presença da Jesus. Á  comunhão eterna com a luz do mundo. A oração nos revela a perfeição desabrochada na limitação humana, quando o Espírito Santo nos visita e transforma e nos faz mergulhar na dimensão do sobrenatural, experimentando o sabor de ser e fazer o que Deus planejou antes da fundação do mundo.  

A Oração Efetiva

Não há nada mais comum entre os homens, nenhuma atividade humana mais universal, e nenhum ato mais misterioso e não compreendido, do que a oração. Desde a origem dos tempos e do advento da história registrada, a expressão religiosa da oração tem sido encontrada em toda cultura, civilização e era. Das tribos primitivas em todos os continentes às complexas civilizações à volta do mundo têm sido conheci-das ao praticar esta arte antiga chamada oração, a algum deus ou deidade. Mas ainda a pergunta deve ser respondida: por que os homens oram?
O que é oração?
Oração é o homem comunicando-se com Deus e dando a Ele o direito e permissão de interferir nos assuntos da Terra. Através desta comunhão com Deus, o homem está essencialmente dando a Deus acesso para interferir nos assuntos da Terra através do próprio homem que é autoridade delegada por Deus na Terra. Oração, portanto, não é uma opção para a humanidade, mas uma necessidade. Se nós não orarmos, o Céu não pode interferir nos assuntos da Terra. É imperativo que nós assumamos a responsabilidade pela Terra e determinemos o que acontece aqui pela nossa vida de oração.
Quando Deus criou o homem inicialmente deu a “eles” o direito e a autoridade de operar e conduzir o plane-ta. No princípio Deus disse:
“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre os pequenos animais que se movem rente ao chão.” (Gênesis 1:26)
Entretanto a supremacia do homem na Terra estava sujeita à consulta Àquele que deu ao homem autoridade. Mas Adão e Eva pecaram e quebraram a comunhão com Deus – com o Governo do Céu ao qual representavam na Terra. Por este ato de rebelião o homem alienou-se a si mesmo do governo de Deus na Terra, e Satanás efetivamente tornou-se governador sobre o homem.
Apesar da rebelião do homem, Deus ainda manteve seu propósito original para o homem para governar a Terra (porque Deus não pode mudar). Deste modo, Ele tem atraído o homem para si mesmo a fim de res-taurar o foco do homem para que possa executar Seu propósito na Terra. Mas Deus é santo e não pode ir contra a Sua própria palavra e interferir nos assuntos do homem na Terra, Ele não pode tomar de volta, então Ele espera pelo homem para que o procure, e faça conhecidos seus pedidos a fim de que Ele possa trabalhar a seu favor.
É isso o que é oração – homem dando a Deus acesso às coisas que precisam ser feitas na Terra. É por isso que o homem precisa orar – pra que a vontade de Deus seja feita na Terra assim como é no Céu. É por isso que quando paramos de orar, nós permitimos que o propósito de Deus para o mundo seja impedido. Se nós não orarmos, nosso mundo estará suscetível à influência de Satanás e do pecado.
Chaves para Oração Efetiva
Contudo que Deus ame demais a humanidade e esteja esperando para trabalhar a nosso favor, por-que Ele é santo, Ele não pode responder a todos e a qualquer pedido que façamos. Ele deu algumas especi-ficações de como deveríamos orar a fim de que nossas orações sejam respondidas.
Antes de tudo, nós devemos ter um relacionamento íntimo com Deus a fim de que Ele possa ouvir nossas orações. As orações de Jesus eram efetivas porque Ele tinha um relacionamento com Deus. Ele sabia os propósitos de Deus, e orava de acordo com a vontade de Deus. Ele orava de acordo com o que Deus já tinha falado e prometido fazer. Nós temos que imitar a Cristo. Nós também temos que conhecer a palavra de Deus e orar o que Deus prometeu.
Segundo, oração fervorosa, efetiva não significa tentar convencer a Deus a fazer a nossa vontade. Significa que nós submetemos as nossas vontades a Ele e que a Sua vontade seja feita através da nossa vontade. Desta forma, a chave para a oração efetiva para nós como indivíduos é compreender a vontade de Deus para a nossa existência – como seres humanos em geral, e como indivíduos. Uma vez que entendemos nosso propósito, isto se torna a ‘matéria prima’ e a questão fundamental para nossa vida de oração.
Fé e Oração
Fé é um outro elemento chave para oração. Fé é a confiança ativa: confiança combinada com ex-pectativa e ação. Deus fala com fé e Sua palavra se torna vida. Nós somos criados à imagem de Deus e precisamos agir da mesma forma que Ele age – através de palavras de fé.
Há dois tipos de fé – fé negativa e fé positiva e ambas vêm do mesmo significado. Vêm do que nós ouvimos e acreditamos. O tipo de fé necessária no coração dos crentes é a fé que vem pelo ouvir da palavra de Deus. (Romanos 10:8 e 17)

Orações que são Respondidas
O único meio de estar seguros que nossas orações são respondidas é estar plenamente conectados a Deus. Quando gastamos tempo diante de Deus em oração, Deus nos dá Seus pensamentos, então nós sabemos o que Ele está pensando e quer que seja feito. Quando nós oramos assim, nossas orações devem ser respondidas. É por isso que um dos princípios importantes na oração é gastar tempo em quietude diante de Deus, antes que comecemos a fazer quaisquer pedidos. Em João 5:19 Jesus disse:
“Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.”
Este é o padrão de oração que eu suplico que vocês sigam. Leia a palavra de Deus, gaste tempo com Ele para conhecer Seu coração – o que Ele quer cumprir em você, através de você e ao seu redor, e então ore, que Ele realizará. Você pode estar seguro que suas orações serão respondidas.
                                                                                                                                                                           Dr. Myles Munroe

Oração de Isaías

"Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. " (Marcos 11:24)



Uma das orações mais marcantes de intercessão registradas na Bíblia é encontrada em Isaías 64.1,2, onde o profeta apela ao Senhor, dizendo: "Oh! Se fendesses os céus e descesses! Se os montes tremessem na tua presença, como quando o fogo inflama os gravetos, como quando faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da tua presença!"

A palavra "fender" significa rachar ou rasgar. Isaías estava clamando a Deus para que: Ele "rasgasse" o céu e se mostrasse ao mundo, para que o mundo pudesse vê-Lo, como Isaías tinha visto! 
A Paixão de Isaías é vista em sua expressão, "Oh". Nesta oração a Deus para que "fendesse os céus e descesse", eu acredito que Isaías estava refletindo sobre uma experiência anterior em sua vida, registrada em Isaías 6:1-8, na qual ele havia tido a visão do trono de Deus e recebeu a comissão e unção para sua vida e ministério profético. Ele lembra, dizendo: "No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo." 
(Isaías 6:1). Isaías continuou nos seguintes versos para descrever sua experiência na presença de Deus. Ele falou de seres angelicais ao redor do trono clamando: "Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." (versículo 3).
Ele falou da manifestação visível da glória de Deus. Ele descreveu sua consciência súbita e esmagadora do pecado quando ele estava na presença magnífica sobre a santidade de Deus. Ele pensou que morreria neste lugar sagrado onde ele subitamente encontrou-se! Mas ele também achou Graça diante de Deus, e seu pecado foi purificado com fogo santo. Foi nesse lugar que sua vida e seu destino foram mudados para sempre. Ele nunca mais seria o mesmo!
Preste muita atenção ao que os anjos estavam clamando um ao outro Observem, eles não dizem, "O céu está cheio da sua glória.” Em vez disso, eles disseram: "A terra está cheia da Sua glória." Esta foi uma visão profética em um tempo que está por vir, de que a Escritura diz: "Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar." (Habacuque 2:14).
Quando Isaías orou a Deus para que fendesse os céus e descesse, ele estava pedindo o cumprimento da promessa profética que ele recebeu em sua visão muitos anos antes. Ele estava dizendo em essência: "Senhor, a terra vai ser cheia da sua glória, você deve fender os céus e descer!" Isaías percebeu que este "fender dos céus" seria necessário para que Deus cumpra Seu plano para este mundo.
Muitas pessoas continuam a orar a oração de Isaías para Deus  fender o céus o descer, implorando desanimado como um mendigo desanimado chorando por um pedaço de pão. Mas, meus amigos, a boa notícia é que a oração de Isaías foi respondida há 2.000 anos! Deus realmente fendeu os céus e desceu por meio de Jesus Cristo. Poderia haver um fender mais dramática do que  aconteceu no Calvário?
Deus fendeu os céus e desceu. Ele destruiu a barreira antiga entre o céu e a terra, e hoje todas as riquezas e os recursos de Deus estão disponíveis para a pessoa que irá recebê-las pela fé através da oração.
Hebreus 10:19-22 diz: "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura."
Deus quer que nos aproximemos dele em oração com garantia e confiança em Sua provisão suficiente. Hoje podemos marchar corajosamente na presença de Deus, com uma consciência pura e um coração cheio de fé, sabendo que Deus já destruiu tudo o que fica entre Ele e nós, pelo sangue de Jesus Cristo. Ele realmente nos deu as chaves do Reino dos Céus.
Oração de Isaías foi respondida. O Senhor veio do céu. Ele se tornou um homem! Ele tornou-se um de nós! Ele veio em pessoa - para você e para mim. Que verdade maravilhosa!
Escrito por
Daniel Kolenda

A Oração Toca A Eternidade

A estatura espiritual de um crente é determinada pelas suas orações. O pastor ou crente que não ora está-se desviando. O púlpito pode ser uma vitrine onde o pregador exibe seus talentos. Mas no aposento da oração não temos como dar um jeito de aparecer.
Embora a igreja seja pobre sob muitos aspectos, é mais pobre ainda na questão da oração. Contamos com muitas pessoas que sabem organizar, mas poucas dispostas a agonizar; muitas que contribuem, mas poucas que oram; muitos pastores, mas pouco fervor; muitos temores, mas poucas lágrimas; muitas que interferem, mas poucas que intercedem; muitas que escrevem, poucas que combatem. Se fracassarmos na oração, fracassaremos em todas as frentes de batalha.
Os dois requisitos para se ter uma vida cristã vitoriosa são visão e fervor. Ambos nascem da oração e dela se nutrem. O ministério da pregação é de poucos; o da oração — a mais importante de todas as atividades humanas — está aberta a todos. Porém, as “criancinhas” espirituais comentam sem o menor constrangimento: “Hoje, não vou à igreja. É dia de reunião de oração”.
É bem possível que Satanás não tema grande parte das pregações de hoje. Mas a experiência do passado leva-o a arregimentar todo o seu exército infernal para lutar contra o crente que ora. Os crentes de hoje não têm muito conhecimento da prática espiritual de “ligar e desligar”, embora essa responsabilidade nos tenha sido delegada por Deus: “O que (tu) ligares na terra..”. Você tem feito isso? Deus não desperdiça seu poder. Se quisermos ser poderosos na obra dele, temos que ser poderosos com ele.
O mundo está marchando para o inferno a um ritmo tão rápido que, se comparado aos modernos aviões supersônicos, estes pareceriam tartarugas. E, no entanto, para vergonha nossa, nem recordamos quando foi a última vez que passamos uma noite toda em oração a Deus, suplicando-lhe que derrame sobre nós um avivamento que abale o mundo. Não temos compaixão pelas almas. Estamos pensando que os andaimes são o prédio. As pregações de hoje, com sua falha interpretação das verdades bíblicas, nos levam a confundir agitação com unção, e comoção com avivamento.
O segredo da oração é orar em secreto. Quem se entrega ao pecado pára de orar. Mas aquele que ora pára de pecar. O fato é que somos pobres, mas não humildes de espírito.
A oração é profundamente simples, e ao mesmo tempo profunda. “É uma forma de expressão tão simples que até uma criancinha pode exercitá-la”. Mas é igualmente tão sublime que ultrapassa os recursos da linguagem humana, e esgota seu vocabulário. Lançar diante de Deus uma torrente de palavras não irá necessariamente impressioná-Io ou comovê-lo. Uma das mais significativas orações do Velho Testamento foi feita por uma pessoa que não pronunciou palavras: “Seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma”. (1Sm 1.13). De fato ela não tinha grandes dons de oratória. Sem dúvida existem “gemidos inexprimíveis”.
Será que nos encontramos num padrão tão inferior ao dos cristãos neotestamentários que não possuímos mais a fé dos nossos antepassados (com todas as suas realizações e implicações), mas somente a fé emocional de nossos contemporâneos? A oração é para o crente o que o capital é para um homem de negócios. Não se pode negar que a maior preocupação da igreja hoje são as finanças. E, no entanto, esse problema que tanto inquieta as igrejas modernas era o que menos perturbava a do Novo Testamento. Hoje damos mais ênfase à contribuição; eles a davam à oração.
Em nossos dias são muito poucos os que estão dispostos a assumir a responsabilidade de orar inspirados pelo Espírito, e para esse tipo de oração não há substitutos. Temos que orar, senão pereceremos!



Por: Leonard Ravenhill