4 de novembro de 2014

Esse rio é minha rua!

( Postagem referente ao dia 03/05/2014)

Comunidade Utinga-Açú-PA

  Comunidade ribeirinha em região de igarapés, localizada do outro lado da Ilha de Trambioca.
  De barco, levamos um pouco mais de uma hora para chegar, e andamos um pouco a pé para começar a avistar as primeiras casas. A comunidade é grande e eles são muito hospitaleiros, ao ponto de nos dar o melhor que podiam, inclusive toda refeição era um banquete de açaí com farinha, peixe e carne. Fomos recebidos por uma igreja evangélica e nossa equipe também ficou dividida, porque éramos muitos. Assim que chegamos, começou o trabalho.
Passamos o fim de semana atendendo pessoas em um trailer na área médica, odontológica, farmacêutica e de enfermagem. Também foi feito evangelismo com crianças, palestras com adolescentes sobre pureza e sexualidade, participamos do culto onde testemunhamos e pregamos.
  As necessidades ali são parecidas com as de outras comunidades ribeirinhas: falta de saneamento básico, educação, mosquitos, água tratada, transporte, saúde, que pelo tamanho do local e quantidade de casas, deveria ter um posto d saúde, mas... Eu cheguei a visitar uma jovem de 20 anos, que na madrugada anterior tivera seu filho em casa sozinha. Isso mesmo, sozinha! Enquanto seu marido saiu para buscar ajuda, a jovem teve seu bebê ali mesmo, deitada em sua rede, dentro de sua casinha de palafita, porque o hospital mais próximo ficava há 2 horas de barco.

Enquanto os médicos atendiam, eu estava visitando pessoas e encontrei casos de tumor na cabeça, doenças de pele, alergias, entre tantas outras, e como resposta de oração, eles foram abençoados com uma equipe de missionários que além de levar a Palavra, levou também medicações e consultas.

  *Tive a alegria de conhecer uma família que me trataram como parte deles e a garotinha linda que eles tinham parecia mais ser minha filha de tão apegada que ficou a mim.

  *O presbítero da igreja realizou seu sonho: conhecer um estrangeiro que viesse de muito longe até sua comunidade para pregar o evangelho, e lá estava o Joe para cumprir esse sonho e alegrar aquele ribeirinho!

Em um paraíso cercado por água!

(Postagem referente ao dia 26/04/2014)

Comunidade Ilha de Trambioca-PA

 
Região de igarapés, navegamos quase uma hora para chegar, e beirando o rio, após passar por uma ponte extensa, estava a igreja que nos acolheu. Fomos muito bem recebidos, e a equipe foi dividida em algumas casas, porque éramos em torno de 10 pessoas.
  Fizemos uma programação especial com as crianças e até os pais foram alcançados com a Palavra.
  Participamos dos cultos, testemunhamos, louvamos, pregamos a Palavra, visitamos casas e oramos por pessoas. Também foi feita uma palestra com as mulheres sobre o câncer de mama.
  Foram tantos mimos de Deus nessa comunidade, que até na hora de ir embora eu estava ganhando frutas que gosto e um desenho de mim mesma que uma criança havia feito no culto infantil!
  Aquele lugar era lindo demais, apesar da vida simples e difícil. No último dia, eu acordei bem cedo e fui para o trapiche ( pequeno porto de madeira, típico em comunidades ribeirinhas). Fiquei ali admirando a criação de Deus, buscando Sua presença no silêncio daquele lugar. Apenas água, árvores, céu, eu e o meu Pai... Até hoje recebo respostas da oração que fiz naquele dia e naquele lugar.