17 de abril de 2016

Graça que nos ajuda a suportar

  Eu vinha orando tanto pela Tailândia e minha vinda até aqui, planejando, estudando, levantando sustento, etc. Tudo estava sob controle, até Deus dizer basta.
De repente TUDO fugiu do meu controle e começou a acontecer muito rápido. Eu estava até um pouco assustada, claro, nunca é confortável a dependência. Preferimos ser independentes e ter tudo do nosso jeito, nosso tempo. Mas aí eu entendi que tudo tinha saído do meu controle para estar no controle do Deus e eu deveria apenas seguir Seus passos e entrar por cada porta aberta. Em questão de dias, apenas dias, tudo se resolveu, e quando eu me dei conta já estava em solo tailandês!

Estou vivendo o cumprimento de uma promessa!


  • Para que TODA a glória seja Dele!

  Em 2015 Deus havia falado comigo nesse versículo:

"Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Sou Eu o Senhor quem está falando." ( Zacarias 4.6)

  Deus é Santo e não divide a Glória Dele com ninguém. Eu não posso jamais dizer que fiz isso ou aquilo para vir a Tailândia, ou muito menos dizer que o fulano me ajudou nisso, e o beltrano naquilo. Não! Os créditos são apenas do Senhor. Ele mesmo escolheu e levantou pessoas específicas para me ajudar e abriu portas para que eu entrasse, coisa que em um ano eu fiz de tudo e não consegui. Ele me trouxe até aqui!

  • Os que sonharam comigo

  Durante dias difíceis, vivendo em um deserto onde a maioria  ignorava e se colocava na imposição, Deus me agraciou com a benção de ter por perto poucos, porém que fizeram toda a diferença em minha vida. Eram os menos improváveis, porém foram usados por Deus como bálsamo na minha vida, como pessoas que acreditaram de toda alma, e me incentivaram muito a persistir nessa caminhada até a Tailândia. Muito obrigada por terem sido amigos, anjos, bençãos e sonhadores!
  • Estou chocada!
  Choque cultural? Não! Estou chocada justamente por não estar sofrendo o choque cultural.
  Tudo aqui tem sido MUITO mais do que imaginei! Lógico que a cultura é totalmente diferente de tudo que conheci toda a minha vida, porém é um diferente que não está me chocando ao ponto de trazer confusão ou vontade de voltar para o Brasil. É um diferente onde estou aprendendo novos caminhos e desfrutando desse tempo aqui onde Deus quer que eu esteja agora. Ele mesmo tem me dado graça para me adaptar bem a tudo, e também tem colocado pessoas ao meu lado para me ajudar e facilitar tudo para mim.

  • Honras
  Cada passo de obediência onde honramos ao Senhor, Ele nos honra de alguma forma também.
  Eu passei dias muito difíceis antes de chegar aqui, mas Deus sempre me falava para continuar firme esperando o tempo Dele, pois tudo iria dar certo e também Ele iria me honrar pela minha obediência, e de fato, tenho visto e vivido a fidelidade do Senhor em me honrar. Ele tem cuidado de mim, providenciado tudo, colocado pessoas maravilhosas ao meu lado pra me ajudar e tem me permitido viver situações que nunca imaginei na vida! Só posso dizer...

Valeu a pena esperar e obedecer!

Por que os missionários nunca podem voltar para casa?

Quando um novo missionário chega pela primeira vez no campo missionário, é óbvio onde é a sua casa. É o lugar onde você acabou de sair. É o lugar onde você cresceu, foi para a escola, foi educado, descobriu uma família na igreja, e formou seus relacionamentos mais importantes.  
Mas quando você vive no exterior por muito tempo, uma transição estranha acontece.
O seu país "casa" não parece mais a sua casa. Quando você "vai para casa", algumas das mesmas pessoas e lugares estão lá, mas a vida mudou em sua ausência. Quando você volta para casa, você não pode simplesmente continuar de onde você parou. Você é um visitante. Um estranho. Um hóspede, sem um papel permanente. Seus amigos mais próximos fizeram novos amigos íntimos. Metade das pessoas em sua igreja apenas te conhecem como um item na lista de pedidos de oração. Alguma tecnologia nova, gírias, ou tendência cultural tornou-se estranho, porque você perdeu de acompanhar tudo isso quando foi embora.
No campo missionário, você disse coisas como: "De volta ao meu país ...". Mas poucas pessoas locais de seu país de acolhimento possam estar relacionados com a sua história. Eles ouviram educadamente, mas você sabia que eles realmente não entenderam. Mas está tudo bem.Você se consolou com o pensamento: "Quando eu voltar para casa as pessoas vão me entender."
Mas, curiosamente, as pessoas de sua casa que você tinha certeza que iriam entender .... bem, eles não o fizeram. Agora que você está em casa, você está cheio de experiências e histórias do lugar que se tornou sua segunda casa. Você diz coisas como: "De volta ao meu país de acolhimento ..." Mas, é claro, qualquer história que você diga a eles sobre o seu país de acolhimento é difícil de se tornar comum para eles. As coisas que você fala sobre seu país anfitrião, é recebido com um olhar vazio, ou "Isso é estranho." Depois que seu conto pitoresca é feito, as pessoas voltam a falar sobre a equipe local de esportes, o mais recente na política nacional, ou algo mais que você não tenha pensado muito nos últimos anos. Não é que eles não gostam de você. Eles gostam. Eles estão contentes que você está finalmente em "casa". Mas aqueles que te recebem de "volta para casa" não podem se relacionar com suas experiências "lá fora" naquele país com o nome engraçado cuja pessoas têm nomes ainda mais engraçado (e impronunciáveis).
As pessoas dizem para você: "Não é ótimo estar em casa?" E você pensa: "Sim, um pouco." Agora que você teve alguns de seus alimentos favoritos e visto alguns velhos amigos, há menos razões para ficar "casa". Você começa a sentir falta de todas aquelas coisas sobre o seu país de acolhimento que você veio a amar. Certos alimentos, amigos locais, o papel no ministério que você estava envolvido e feliz.  
O seu país de origem não é mais casa. E, infelizmente, aquele outro lugar no campo missionário nunca realmente será sua casa também. Casa é ambos os lugares, e nem um lugar, ao mesmo tempo.  

Quando em "casa", há sonhos missionários sobre o seu país de acolhimento. 
Quando em seu país de acolhimento, há sonhos missionários sobre o seu país de origem.

Os missionários são sempre preso entre dois mundos. Eles não podem mais se identificar completamente com as pessoas que eles deixaram para trás no país de origem. Mas eles nunca pode realmente se identificar com as pessoas no seu país de acolhimento.

Casa é em todos os lugares. 
A casa é o lugar nenhum.

Mas está tudo bem. Houve outros viajantes nesta estrada.
"Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as coisas prometidas, mas tê-los visto e saudado, de longe, e tendo reconhecido que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Para as pessoas que falam assim, deixar claro que eles estão buscando uma pátria. Se tivessem pensado dessa terra de onde haviam saído, teriam oportunidade de voltar. Mas como é, desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Por isso, Deus não se envergonha de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade ". (Hebreus 11: 13-16)
Enquanto aqui na terra, vamos sempre sentir um pouco instável e fora do lugar. Missionários e aqueles de nós que vivem longe do lugar que crescemos podem sentir um pouco mais do que outros. Mas um dia, todos aqueles que confiam no Senhor Jesus Cristo vão finalmente estar em casa novamente.
Fonte (http://www.dahlfred.com/index.php/blogs/gleanings-from-the-field/747-why-missionaries-can-never-go-home-again)