7 de julho de 2012

Como interceder por um povo não alcançado?


  Os povos não-alcançados precisam ser alcançados o mais breve possível, e isto representa para nós, os que já fomos alcançados, um grande desafio. Cremos que o ponto de partida para a evangelização destes povos é a oração intercessória.
  Pelo fato de viverem, geralmente, em lugares distantes, sabemos pouquíssimo acerca deles. E a falta de informações atualizadas impede que intercedamos de maneira objetiva, o que torna nossas petições vagas e repetitivas. Se nossas orações não forem bem definidas, facilmente esqueceremos de orar.
  Como vamos avaliar se nossas orações foram atendidas ou não? Se vamos interceder, seriamente, por um determinado povo que pouco conhecemos, a única forma de fazê-lo é interceder diariamente, ou várias vezes ao dia, até que isto faça parte de nossa consciência.
  Por quais motivos devemos orar?
  O melhor seria que você pudesse encontrar muita informação acerca  desse povo, como a língua, cultura, o local onde vive, a forma de vida, necessidades materiais e físicas. Mas se isto não for possível, você pode encontrar tudo isso em sua própria Bíblia.
  As necessidades essenciais e básicas para a oração de intercessão estão claramente enumeradas nas Escrituras: tudo o que o Senhor falou acerca das etnias, das nações, dos povos, das tribos, revela sua vontade para com eles. “E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.”   1 Jo 5.14,15.
  Quando estiver intercedendo por um povo não-alcançado procure sempre ter sua Bíblia à mão. Procure também, relacionar passagens bíblicas com os motivos descritos a seguir, para que a vontade de Deus seja feita, quando você apresentar sua petições diante do trono do Todo-Poderoso.
1Ore para que Deus envie obreiros.
  Geralmente há crentes que vivem próximos a algum povo não-alcançado, ou que vivem no mesmo país. Ore para que Deus envie missionários de outros países para estes povos, e que a Igreja brasileira participe mais acentuadamente, enviando missionários. Mt 9.37,38.
2. Ore pelas igrejas já estabelecidas nos países onde houver algum povo não-alcançado, para que recebam visão missionária de alcançar esse povo.
3. Ore para que o Senhor “abra a porta para a palavra”Cl 4.3,4. Esta é uma porta que tem dois lados: a porta da pregação e a porta do ouvinte. A mensagem deve ser apresentada de forma que o ouvinte possa compreender claramente. Deve suprir sua verdadeira necessidade, não o que o pregador considere que seja a necessidade do ouvinte.
4. Você sabe que os povos sem Cristo caminham segundo o curso deste mundo e se deixam influenciar pelo que fazem as pessoas ao seu redor. Ore para que quando os mensageiros de Deus cheguem nesses lugares haja quem receba, amavelmente, os servos de Deus e sua mensagem.
5. Você sabe que o deus deste século (2 Co 4.4) exerce completo domínio sobre esses povos. Por essa razão interceda pela guerra espiritual que ocorrerá contra os mensageiros de Deus e, da mesma forma, àqueles que recebem a mensagem do evangelho. Ore para que o “homem valente”, de que falou Jesus (Mt 12.29), seja manietado e seus bens saqueados. Você sabe que uma das maneiras de manietá-lo é através da oração. Quando você intercede por um povo não-alcançado, há uma verdadeira guerra espiritual contra as trevas. Portanto, peça proteção do alto, porque você também sofrerá ataques do inimigo.
6Ore para que os novos convertidos rompam completamente os laços e práticas pagãs, para que sejam completamente libertos dos ataques malignos. Ore para que eles tenham a segurança de que “maior é o que está conosco, do que o que está no mundo”. 1 Jo 4.4
7. Ore para que se levante entre esses povos uma Igreja evangelística e produtiva, e que os novos convertidos cresçam na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.
8. Você sabe que Deus tem prometido dar a seu Filho as nações por herança e os confins da terra como sua possessão (Sl 2.8). Você pode orar para que Cristo tome posse, imediatamente, da herança que lhe pertence, ou seja, todos os povos, inclusive os não-alcançados.
9. Você sabe que o propósito eterno de Deus é trazer todas as pessoas, de todas as raças aos pés de Cristo. Peça em oração para que o povo pelo qual você está orando seja representado, juntamente com todas as outras nações, dentro do corpo de Cristo (veja Ap 5.9;7.9)
10. Continue orando de acordo com a vontade de Deus revelada nas Escrituras, ou seja, pelas nações e pelas pessoas que vivem diariamente possuídas pelo medo, pela dor e insegurança; por aqueles que estão prestes a enfrentar a eternidade sem Cristo, se não forem alcançados, imediatamente.
Traduzido e adaptado da revista Avance por Cyro Mello

Uma alma restaurada através da intercessão

"Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. "    (Marcos 11:24)


  Todas as vezes que intercedemos, estamos pedindo algo em favor de alguém ou de nós mesmos. Toda conquista para ter êxito precisa ser acompanhada de uma intercessão. Em Tiago 1:17 diz: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito, vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.”
  Sabemos que conquistamos tudo primeiramente no plano espiritual e o texto afirma que vem do alto, ou seja, movemos as bênçãos de Deus em nosso favor através da intercessão. A intercessão é como uma gestação, e como dar a luz um filho.
  A restauração da alma é um processo que só acontece mediante muita intercessão. Conquistamos a cura da alma quando estamos nos braços do Pai por meio da intercessão e não apenas a cura da alma, mas conquista de todas as outras coisas que necessitamos.
  Intercessão fala de entrega total. Em Lucas 22:39-46, vemos Jesus em um momento de grande intercessão e aprendemos com o Mestre que a verdadeira intercessão não é apenas tomar a causa do outro, mas também tomar a nossa própria causa, entregando-se ao Pai sem limites e sem reserva de tempo.
  O livro de I Samuel 1:19-29 conta a história de Ana, uma mulher que teve a alma restaurada através da intercessão. Ela deseja muito um filho e por essa causa se apresentava de ano em ano, para adorar e sacrificar ao Senhor dos Exércitos. E a Bíblia diz que essa mulher tinha a sua madre cerrada, portanto, não podia gerar filhos.
  Através da vida de Ana vemos três características importantes na vida de um intercessor:
1. Sinceridade
“Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito...” (I Sm 1:10)
Ana não escondeu toda a tristeza de sua alma por desejar tanto um filho e não poder tê-lo, pelo fato de ser estéril. Ela se revelou ao Senhor com sinceridade de coração, com choro, expondo naquela intercessão o quanto estava com a sua alma ferida.
Quantas vezes nós vamos até o líder e apesar de não estarmos bem, não temos coragem de falar realmente o que está em nosso coração. E com isso só nos prejudicamos.
2. Perseverança
Ana perseverou na intercessão apesar de Eli achar que ela estava bêbada. Ela entendia que a intercessão jamais pode estar acompanhada pela desistência.Todo desistido não conquista, mas Ana, através de sua perseverança, demonstrada pelo fato de ir de ano em ano ao templo, fez com que conquistasse o que tanto buscava: um filho. Ana perseverou até que a bênção se manifestasse. É dessa forma que devemos proceder diante de Deus em nosso favor e em favor de outros, pela perseverança.

3. Entrega
Ana buscou sua conquista em Deus e se entregou sem reservas. No versículo 15, vemos Ana derramando a sua alma perante o Senhor, entregando-se totalmente e o resultado de sua intercessão, o profeta Eli disse a ela: “Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.” (I Sm 1:19)

A intercessão abre caminho para Deus operar milagres. Caminhe sempre buscando a presença de Deus através da intercessão e então você verá os sinais, prodígios e maravilhas do Deus Todo Poderoso.

Pr. Júnior Ayub