Quando começamos no campo missionário e iniciamos o processo de
levantar mantenedores, uma coisa que precisamos fazer de certeza é criar uma lista
de contatos. Quando eu comecei há 20 anos atrás, eu também fiz uma lista de contatos, mas naquela época eu
não percebi o quanto isso era importante. Ao longo do anos eu descobri que isso
é vital. Na maioria do casos esse é um princípio que Deus te dá sobre o qual
vai lhe ajudar a construir sua missão.
Construir uma lista de contatos saudável é mais que uma
lista de pessoas que podem te dar dinheiro. Isso é uma lista de diferentes
tipos de relacionamentos onde você está vinculado. Este é o seu círculo de
influência. Ter uma lista de contatos irá lhe ajudar a manter seus
relacionamentos e sua comunicação com essas pessoas individualmente. Essas
pessoas podem ser seus intercessores, mantenedores e pessoas que se importam com
você.
Se você ainda não leu, por favor leia o meu artigo “How many
supporters shoul a missionary have”, isso vai lhe ajudar a entender o valor que
esses seus contatos têm.
Antes de começarmos, eu quero deixar uma coisa bem clara.
Quanto maior sua lista de contatos, melhor. Eu tenho conversado com muitos missionários
que têm tido dificuldades em suas finanças. Quando eu faço a seguinte pergunta: “quantas pessoas você acha que deve ter na
sua lista de contatos?", tenho ouvido
respostas como 10 ou 25 serem um
bom número. Honestamente, esses números são muito baixos.
Para aqueles que estão começando eu sempre falo que tenham um
alvo de pelo menos 200 pessoas, e continuem a partir desse número. Se você vem com mais de 200 pessoas é ainda
melhor. Eu sei que para alguns de vocês isso parece demais. Bom, isso não é tao
difícil quanto parece.
Aí vai alguns passos de como você criar sua lista de contatos:
1- Comece com sua lista de casamento: finja que você está indo se casar e que dinheiro não é algo tão importante na sua lista de casamento. Sendo assim, quem você deve convidar? Sua família e amigos! Coloque-os na lista.
2- Lista das redes sociais: quantos amigos no Facebook você tem? Quantos
contatos você tem no Linkedin? Quem está nos seus círculos no Google plus? Adicione eles na sua lista!
3- Qualquer outra pessoa: Talvez você tem algumas pessoas na
faculdade, na escola, na igreja ou no trabalho e que por alguma razão eles não
estão nas duas primeiras listas, então é aqui que os nomes deles entram.
4- Verifique sua lista: agora é hora de você ir e dar uma olhada
geral na sua lista como um todo. Tem alguém na sua lista que ficaria chateado em
receber sua carta informativa? Vá na sua lista e olhe nome por nome, um de cada
vez. Faça a si mesmo a seguinte pergunta “Poderia nosso relacionamento ser afetado se essa pessoa passa a receber minhas cartas informativas?” Agora se você passa
mais de 5 segundos em um nome, você está pensando muito sobre isso. Mantenha essa pessoa na lista antes que você comece criando desculpas porque essa pessoa não deveria estar lá. Na maioria dos
casos as pessoas que eu estou me referindo são membros da família que não
entendem o chamado missionário. Em alguns casos são outras pessoas. Mas se você realmente acha que seus informativos podem prejudicar seus relacionamentos, então remova-os da lista.
5- Coletar informações dos seus contatos: agora que você tem a
sua lista, é hora de coletar as informações dos seus contatos. Quando eu digo informações de contato, eu
me refiro a tudo, como:
Endereço
Endereço de e-mail (pessoal e profissional)
Telefone residencial
Telefone celular
Nome do Skype
Nome do cônjuge e dos filhos
Conecte-os nas redes sociais
Website
Quanto mais informações dos seus contatos você tiver, melhor. Se
acontecer dessas pessoas mudarem de endereço ou e-mail, pelo menos você terá
outras maneiras de continuar atualizando essas pessoas. Além disso saiba que pessoas são diferentes e podem preferir
outros meios de comunicação. Algumas irão
lhe mandar uma mensagem prontamente. Outras preferem responder através de e-mail.
Outras ainda podem preferir uma ligação telefônica. Então, quanto mais diferentes
formas para se comunicar com sua lista de contatos você tiver, mais efetivo será.
Eu sei que muitos de vocês podem estar pensando que isso tudo pode
dar muito trabalho. Eu até concordo que sim, dá trabalho. Dependendo da sua
situação isso pode lhe tomar 30-40 horas de trabalho, mas se você olhar projetando para o seu futuro em missões, isso é um preço até pequeno a se pagar.
Deus tem um chamado pra sua vida. Que Deus possa te ajudar á
medida que você caminha nesse chamado.
Traduzido e adaptado por Karen Araújo.
Texto original By
Dustin Campbell (YWAM Charlotte)
http://www.ywamcharlotte.com/blog/building-a-contact-list-for-the-long-haul