22 de abril de 2011

Orando: Vendo Deus operar

Introdução

O nosso modelo de intercessão é Jesus Cristo de Nazaré, o Filho de Deus.
Ele fazia todas as coisas 100% em harmonia e concordância com o Pai. O Pai e Jesus são um.
Assim a sua intercessão foi em completa harmonia com o Pai.


I- JESUS NADA FAZIA POR SI. ELE FAZIA VENDO O QUE O PAI FAZIA.

"Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que esta lhe mostrará, para que vos maravilheis. Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, a fim de que todos honrem o Filho do modo porque honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou".
( Jo. 5:19-23)
a- O Filho faz o que o Pai faz, pois Ele o vê fazendo.
b- O Filho ressuscita da forma como o Pai ressuscita.
c- O Filho julga como o Pai.

II- E, QUANTO A INTERCESSÃO E ORAÇÃO?

a- Jesus inicia a sua oração, agradecendo por que sabe que o Pai o escuta.
"Tiraram, então,a pedra. E Jesus, levando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste." ( Jo.11:41 e 42)
No caso de Lázaro, ele não ficou descrevendo em detalhes aquilo que aconteceu. Ele apenas agradeceu, porque o pai já o ouviu. Esta oração já foi feita nos céus. Por isto vai ser respondida na terra, quando alguém da terra lhe der o comando.
b- Jesus assegura a certeza de que não só este é o momento especial. Mas, Ele pode contar sempre que o Pai irá ouví-lo.


III- A GLÓRIA DO PAI É O OBJETIVO DO PEDIDO EM NOME DO FILHO.

" E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho."
( Jo. 14: 13).
Isto ele diz no contexto de unidade do pai e do Filho. Tudo que o Pai faz, é como se Ele estivesse fazendo.( Jo 14: 8-14)
Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai é chegada à hora; glorifica o teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.( Jo 17:1-3)

Este é o início da oração sacerdotal de intercessão de Jesus. Glorifica-me, porque eu vou glorificar o teu nome. O Objeto do Filho era glorificar o Pai.

IV- QUANDO ORAMOS COM O PAI, FAZEMOS A SUA VONTADE.

a- Estar em harmonia total com a Palavra.
" Se permanecerdes a mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos." ( Jo 15: 7 e 8)
b- De acordo com a Vontade do Pai.
"E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos aos pedidos que lhe temos feito." (1 Jo 5: 14-15)
c- A Oração que Ele nos ensinou.
Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; ( Mt. 6:10)
Faça-se a tua vontade, assim na minha casa como nos céus.
Faça-se a tua vontade, assim no meu bairro como nos céus
Faça-se a tua vontade, assim no meu Brasil como nos céus.

V- ORAÇÃO PODEROSA É A ORAÇÃO EM CONCORDÂNCIA.

O que é concordância? Muitos pentecostais não conseguem se quer ouvir o que os outros estão orando. Cada um ora por si. Mas, Jesus nos pediu que orássemos um ouvindo o outro e concordando com o outro.
" Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedido por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles."( Mt 18: 19 e 20)


VI- ORAÇÃO DO LOUVOR E DA ADORAÇÃO.

Orando e adorando a Deus, e agradecendo por tudo que Ele é. Há poder no louvor e adoração na intercessão. "Em tudo daí graças".

VII- ORAÇÃO PROFÉTICA.

Orar a oração do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Deus ensina como orar.
Temos que parar para ouvir Deus.
Uma profetisa disse que Deus tiraria o marido de uma mulher, porque ele estava atrapalhando o seu ministério. Assim, essa mulher passou a orar para que Deus o removesse.
Mas, ela entendeu que este recado não era de Deus, que a profecia era mentirosa e falsa. Ela se quebrantou e orou louvando e agradecendo pela vida dele, e assim Deus o fez verdadeiro cristão.

Discernir e combater a oração contrária.
Na área da intercessão e oração temos muitas sutilezas. Há pessoas que fazem orações "feiticeiras", como que comandando Deus, mandando no Espírito Santo, no final estão orando uns contra os outros.
Como quebrar as orações contrárias;
Como quebrar os encantamentos satânicos.
Um Exemplo de Inspiração
O filho de Edy e Alice aos doze anos, era um adolescente muito especial. Algumas vezes vinha aos pais, para contar as experiências profundas com Deus.
Ele dizia: Papai, Deus me mostrou o meu ministério...
Este filho se desviou com 18 anos e foi para o mundo dos Punks. Tatuou partes do corpo, pintou os cabelos de verde, amarelo,azul....
Os pais começaram a orar e oraram quase 10 anos, pedindo a volta do seu filho. Os dois experimentaram uma dor profunda...
E, sempre: Os dois só falavam: " Deus tenha misericórdia do meu filho, ele deve estar no meio de drogados; deve estar no meio dos pervertidos, tenha misericórdia". " Deus ficou no silêncio total"...
Depois de 10 anos, Deus falou com ele: - Edy! Escuta o que acontece com você. Afinal você, crê que eu estou cuidando do seu filho? " Sim, Deus eu creio que o Senhor está cuidando dele. " Então, porte-se como tal. Porque você ora só vendo o que o diabo pode fazer, ou do que ele está fazendo. Agradeça por aquilo que eu faço."
Os dois ficaram assustados e pediram perdão e começaram tentar ver o que Deus fazia.
Nada viram, no início, mas oraram. Continuaram a orar, dizendo Senhor agradecemos porque o Senhor está cuidando dele e começaram a profetizar do que Deus poderia estar fazendo. Daí seis meses, eles receberam um telefonema: " Pai você pode me enviar a Bíblia? Ela está em tal lugar no meu quarto". O pai falou: " Filho, são dez anos, mas vamos procurar mandar". O quarto estava intacto do jeito que ele havia deixado. O pai lhe enviou a Bíblia.
Depois de algumas semanas, ele ligou para o pai: " Pai manda, aquele livro de George Otis"...
Dias depois... "Pai eu posso ir à igreja que vocês freqüentam?"
Então ele veio com o cabelo pintado e todo tatuado. Começou assim a sua recuperação.
Ele disse: " Pai, vocês mudaram a sua oração, mais ou menos seis meses, não é ?"
" sabe, porque estou perguntando? Porque, até seis meses atrás, eu me sentia confuso e acusado"...
O que podemos aprender desta história:
1- Podemos estar orando a Deus, mas prestando sempre mais atenção no negativo.
2- As nossas orações podem se tornar acusações da pessoa por quem oramos.
3- Nem sempre, pedimos a realização da vontade de Deus.
4- Muitas vezes, oramos pedindo certas coisas, por que aquela situação do filho, do marido ou de um dos familiares nos incomoda. É vergonhoso. Portanto, a motivação é completamente errônea. Nós muitas vezes impomos as respostas que queremos de Deus.
5- Temos que aprender ver o que Deus está realizando.
6- Orar vendo o que Deus está fazendo. Isto apressa a ação de Deus!
7- Orar profetizando a vontade de Deus.
O marido era evangélico, mas não suportava ver o filho se prostituir. O filho estava totalmente endemoninhado. O pai dizia e orava: " Senhor mata-o..." -cheio de ódio. Deus mostrou profundamente que ele tinha que liberar o perdão.
Orar a vontade de Deus, orar guiado por Deus.

1- Pressuposto- A oração deve ser a realização do que Deus quer.
2- A intercessão deve ser em cooperação com Deus.
3- Consultar a Deus, o que interceder, como interceder.

Preparo:

Não sabemos como orar- Mas, Ele nos ajuda nossa fraqueza.
" Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como orar, mas o Espírito de Deus com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito.
Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus." ( Rm 8:26 e 27)
 Há várias vozes que nos confundem, portanto:
1- Amarro a voz do diabo.
2- Amarro a minha voz e a minha vontade, também.
3- Amarro e rejeito a voz do meu condicionamento, meu treinamento, e minha educação.
4- Eu me abro à vontade de Deus e a voz do Espírito Santo.
Espero ouvir a voz de Deus.
Obedecendo da forma que Ele nos mostrou e falou.

Por: Eleuza Bretas
 MCM Povos Preto e Branco