20 de fevereiro de 2012

Qual o seu ponto fraco?

Baseado no evangelho de Mateus 19.16 ao 22



   Na referência acima, a Bíblia relata a história do jovem rico. Interessante que o jovem rico é um personagem bíblico que não aparece seu nome em nenhum dos evangelhos, o que facilita que nos coloquemos em seu lugar para avaliação de nossas vidas espirituais.
   Analisando o episódio, o jovem rico se direcionou a Jesus O chamando de "Bom Mestre". O jovem conhecia Jesus. Sabia quem ele era, caso contrário não iria se referir assim. Dá pra deduzir que o jovem ouvia as pregações e sermões de Jesus, quem sabe até contemplou as curas, os milagres, as maravilhas feitas pelo Mestre? O jovem de fato conhecia a pessoa de Jesus, e ele conhecia também as Escrituras, conhecia os mandamentos. E por que ele se preocupava tanto em adquirir a vida eterna? O que faltava a ele? Por que isso tirava seu sossego? Ele sabia que mesmo tentando fazer tudo certo, ainda lhe faltava algo... E Jesus só de olhar nos olhos daquele jovem, descobriu exatamente qual o ponto fraco. Descobriu exatamente o que faltava, e Jesus foi direto no ponto onde necessitava de tratamento:
 "-Se queres ser perfeito,vai,vende tudo o que tens e dá-o aos pobres,e terás um tesouro no céu;e vem,e segue-me."
   O ponto fraco do jovem era o dinheiro, as riquezas, o conforto, o bem-estar... Ele fazia tudo certo, se esforçava ao máximo para ser perfeito, mas o dinheiro não lhe deixava amar a Deus por completo, pois no seu coração ele dividia o espaço entre Deus e as suas riquezas e se esquecia que ninguém pode servir a dois senhores.
   Depois de ouvir essas palavras, o jovem se retirou triste, muito triste, porque ele possuía muitas propriedades e não se sentia a vontade para se desfazer de todas elas e seguir ao Mestre. A Bíblia não relata mais nada sobre esse rapaz.

  Trazendo essa mensagem para nossas vidas, Quantas pessoas se encontram assim não é verdade?Conhecem a palavra, frequentam a igreja, seguem os mandamentos, amam o próximo, mas possuem algum ponto fraco e não querem se desfazer dele. Entendam queridos, defeitos, falhas, apego todo mundo tem, mas a questão aqui é: Você ama a Deus o suficiente para se desfazer de algo que te impede de amá-lo com todo o seu coração? Qual o seu ponto fraco? O que te impede de fazer a vontade de Deus? O ponto fraco do personagem bíblico era o dinheiro, mas poderia ser mulheres o seu ponto fraco. Ele poderia ser uma pessoa carnal ao ponto de desejar a mulher do próximo, ao ponto de levar sua vida se prostituindo... Seu ponto fraco ainda poderia ser outra coisa... A língua. Ele poderia falar mal dos seus irmãos, colocá-los em situações complicadas, poderia blasfemar, causar contendas. Ou ainda seu ponto fraco poderia ser o orgulho, a arrogância, o egoísmo, as festas, bebidas, drogas, sexo, idolatria.... Tantas coisas poderia ser o ponto fraco dele. Tantas coisas podem ser o nosso ponto fraco! Mas a Palavra de Deus fala claramente que não podemos servir a dois senhores(Lc 16.13) e que devemos amar a Deus de todo nosso coração. Todo coração, significa TODO coração mesmo, sem dividir espaços com mais nada!
   Tudo aquilo que colocamos no lugar que deveria ser de Deus, será destruído. Tudo aquilo que colocamos no número 1, é idolatria e para herdar o Reino dos Céus e a Vida Eterna precisamos renunciar alguns hábitos, precisamos mudar características que desagradam ao Pai, precisamos tirar a atenção das coisas que nos afastam de Deus...Qual o seu ponto fraco? O que tira seu sossego? O que te faz sentir-se incompleto, longe de alcançar o coração de Deus?
   Seja qual for seu ponto fraco, ore ao Pai e peça para te ajudar a amá-lo de todo o seu coração. Sozinho é impossvíel tentar, peça ajuda a Ele que o Seu Espírito Santo irá te direcionar. Quero finalizar aqui com uma canção titulada "Renúncia":




Por:Karen araújo
Fiquem na paz do Senhor!