1 de março de 2014

Sendo inteiramente fiel

"Já fazem alguns anos  que aprendi a admirar a Calebe.
Embora tão poucas vezes na vida cristã tivesse ouvido falar a respeito dele,e quando ouvi,era sempre apresentado como o companheiro de Josué.
Um dia lendo a história bíblica meus olhos se abriram para conhecer a Calebe.


Estava ali um homem totalmente admirável e cheio de qualidades.Um homem que tinha uma força interior impressionante e um coração obstinado a crer e a lutar por aquilo que era a vontade de Deus,tanto para seu povo como para sua vida pessoal.



Aprendi das várias características de Calebe: um homem perseverante que não desistiu  de seus sonhos apesar dos maus momentos vividos,apesar de muitas vezes parecerem distantes.Um homem valente,guerreiro e com grande disposição de enfrentar os gigantes onde quer que eles estivessem.Um homem de fé que cria que Deus podia entregar em suas mãos toda aquela terra habitada por grandes homens também que permanecia com os olhos postos no que haveria de vir e não apenas no momento que vivia.Um homem que sabia  alimentar os sonhos de Deus em sua vida não deixando que morressem.Um homem com metas e propósitos definidos para sua vida mesmo que ao se redor ninguém as tivesse.Um homem submisso,que apesar de ser tão capaz como Josué,aceitou sua liderança e lhe foi fiel!Um homem humilde que aceitou a disciplina de Deus até as últimas consequências sem reclamar...
Tudo isto foi enchendo minha alma não só  de admiração pelo testemunho daquele homem de Deus como também  foi me animando e encorajando a desenvolver estas mesmas características e atitudes em minha vida pessoal.


Quantas vezes temos passado  por provas e dificuldades que nos tem feito pensar em retroceder.
Outras vezes caímos no poço do desânimo e não sabemos como sair dali.Quantas vezes as palavras de outros tem nos feito recuar ao invés de avançar?Parece que perdemos nossos sonhos,parece que tudo era apenas uma grande ilusão...não podemos seguir em frente!Agora,passado já algum tempo,volto outra vez a Calebe e encontro ali outro tesouro quando a Bíblia menciona porque Deus deu Hebrom a Calebe.Diz em Josué 14:14  :

" Por isso até hoje Hebrom pertence aos descendentes de Calebe,pois ele foi inteiramente fiel ao Senhor."

Ou seja,talvez todas as características  e qualidades acima mencionadas se resumem nesta: INTEIRAMENTE FIEL!
Fiquei pensando o que significaria ser inteiramente fiel... e chego a conclusão que é muito mais que confiar,é uma consagração total e irrestrita de todas as áreas da nossa vida.É tirar totalmente os olhos de tudo que é nosso(sentimentos,direitos,pensamentos,opiniões,etc) e tê-los somente naquilo que são as promessas de Deus.Calebe não olhou nem sequer para seu corpo envelhecido e cansado,pois ele declarava que seguia com a mesma disposição,ele em nenhum momento olhou para os gigantes que estavam lá(nem antes de Cades Barneia e nem depois),seus olhos só estavam fixos naquela promessa que Deus lhe havia dado:entrar em Canaã e conquistar Hebrom.
Não o vemos reclamando de ter que voltar a peregrinar no deserto,não o vemos atemorizado pelas palavras que lhe lançavam sobre desânimo e medo.Ele queria chegar onde Deus prometera que ele estaria.Inteiramente fiel,confiando no Deus que lhe havia falado ,afinal os tempos eram outros,os desafios eram grandes,mas Deus era o mesmo Deus Jeová,Todo-Poderoso,Fiel,Justo,Bom...Deus não mudou!Dos dias de Calebe até hoje,Ele é o mesmo.O que Ele pede a nós?Um coração INTEIRAMENTE FIEL!
Alguém disse que nosso ministério não será medido pelo sucesso,mas pela nossa fidelidade.
Com esta palavra quero animar-lhes a não olhar atrás nem ao redor,e não deixar escapar os sonhos que Deus lhe deu,a não se intimidar frente aos problemas,obstáculos e tentações,a não retroceder nem um centímetro daquilo que Deus te chamou para fazer."





A história de ROY PONTOH: O verdadeiro soldado de Deus

Roy Pontoh,um jovem de 15 anos, era uma das 125 crianças e jovens da Igreja Cristã Nova Aliança. Eles estavam reunidos para um acampamento bíblico na Universidade Pattimura,na ilha de Ambom, Indonésia. O tema do acampamento foi: 

“O Exército de Deus”. 

Quando o evento acabou, os líderes foram para o posto militar local buscar ajuda para as crianças que esperavam carona numa área perigosa. Meiky Sainykit, pastor de jovens, e três outros homens não conseguiram ajuda, então voltaram ao acampamento. No caminho de volta, foram atacados por um grupo de muçulmanos no vilarejo de Wakal. Eles foram arrancados de seus carros e jogados na estrada. Meiky Sainynakit e o motorista morreram esfaqueados e tiveram seus corpos queimados. O terceiro cristão foi salvo por um policial aposentado. 

Por volta das 14 horas, extremistas e guerrilheiros da Laskar Jihad foram para a frente do portão da universidade, formando uma multidão. Conforme ela crescia, as crianças ouviam o som dos gritos e cantos aumentar. Um dos pais disse: “É melhor escondermos as crianças”. Seguindo aquele comando, os outros ajudaram os menores a encontrarem esconderijos nos quartos do complexo. Então eles próprios se esconderam e começaram a orar. 

Duas horas depois, o grupo conseguiu entrar com machadinhas, lanças, facas e tacos em suas mãos. Eles encontraram muitos adolescentes, os forçaram a sair dos esconderijos e os espancaram sem dó. Roy Pontoh estava no meio dos que foram descobertos. Eles foram separados do grupo e colocados no salão de jantar onde apanharam e foram insultados. 

Roy foi espancado diversas vezes. Os extremistas começaram a questioná-lo: “Quem é você?”, “Sou um soldado de Deus!”, Roy respondeu tremendo. Então o homem que fez a pergunta deu uma machadada no ombro esquerdo de Roy. O golpe quase decepou seu braço. A mesma pergunta foi refeita, Roy deu a mesma resposta e recebeu mais uma machadada em seu ombro direito. O homem então perguntou: “O que é um soldado de Deus?”. Em agonia, Roy respondeu: “Um soldado de Deus está pronto para morrer por Cristo”. Mais um golpe, e a lâmina do machado abriu sua barriga. 

“Jesus!” foi a última palavra de nosso irmão. Ele caiu de joelhos e o executor cortou sua garganta. O grupo arrastou o corpo de Roy e o jogou num bueiro com outra vítima, Hermanus Chursam. Três dias depois seu corpo foi levado por policiais. O martírio pode ser o resultado final daqueles que perseveram. 

O martírio é descrito como uma resposta legítima à perseguição. Se você e eu tivéssemos falado com Roy antes de sua morte, poderíamos não ter notado tão grande coragem e lealdade para com Jesus. Roy passou no teste da água fervente com louvor. Graduou-se em um lugar especial como um vitorioso. Vencedores são como saquinhos de chá. Temos que colocá-los em água fervente para saber quão fortes eles são! 

Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Filipenses 1.21



FONTE: Extraído do Informativo Underground, da Revista Portas Abertas, Janeiro de 2013.

A prisão pode ser um ótimo lugar para falar de Cristo

O companheiro de cela de Rashid,Tareq,não parava de olhar para ele.
Então Tareq disse:

"-Você é o homem com quem eu devo conversar."

Mas Rashid balançou a cabeça.

"-Eu não estou entendendo.Eu só estou aqui na cadeia por causa da minha fé em Jesus..."

Tareq,no entanto,insistiu com Rashid:

"-Em meus sonhos,um homem apareceu para mim e era o seu rosto.Você tem algo a me dizer!"
Então,Rashid compartilhou o evangelho com Tareq,que avidamente recebeu Jesus em seu coração.


A família de Rashid ainda não se entregou a Jesus,mas ele continua orando e ainda está correndo risco de vida.O importante é que Rashid não pode deixar de falar do que viu e ouviu e experimentou através do Espirito Santo.

(Esse testemunho aconteceu na Arábia Saudita)