1 de março de 2014

Sendo inteiramente fiel

"Já fazem alguns anos  que aprendi a admirar a Calebe.
Embora tão poucas vezes na vida cristã tivesse ouvido falar a respeito dele,e quando ouvi,era sempre apresentado como o companheiro de Josué.
Um dia lendo a história bíblica meus olhos se abriram para conhecer a Calebe.


Estava ali um homem totalmente admirável e cheio de qualidades.Um homem que tinha uma força interior impressionante e um coração obstinado a crer e a lutar por aquilo que era a vontade de Deus,tanto para seu povo como para sua vida pessoal.



Aprendi das várias características de Calebe: um homem perseverante que não desistiu  de seus sonhos apesar dos maus momentos vividos,apesar de muitas vezes parecerem distantes.Um homem valente,guerreiro e com grande disposição de enfrentar os gigantes onde quer que eles estivessem.Um homem de fé que cria que Deus podia entregar em suas mãos toda aquela terra habitada por grandes homens também que permanecia com os olhos postos no que haveria de vir e não apenas no momento que vivia.Um homem que sabia  alimentar os sonhos de Deus em sua vida não deixando que morressem.Um homem com metas e propósitos definidos para sua vida mesmo que ao se redor ninguém as tivesse.Um homem submisso,que apesar de ser tão capaz como Josué,aceitou sua liderança e lhe foi fiel!Um homem humilde que aceitou a disciplina de Deus até as últimas consequências sem reclamar...
Tudo isto foi enchendo minha alma não só  de admiração pelo testemunho daquele homem de Deus como também  foi me animando e encorajando a desenvolver estas mesmas características e atitudes em minha vida pessoal.


Quantas vezes temos passado  por provas e dificuldades que nos tem feito pensar em retroceder.
Outras vezes caímos no poço do desânimo e não sabemos como sair dali.Quantas vezes as palavras de outros tem nos feito recuar ao invés de avançar?Parece que perdemos nossos sonhos,parece que tudo era apenas uma grande ilusão...não podemos seguir em frente!Agora,passado já algum tempo,volto outra vez a Calebe e encontro ali outro tesouro quando a Bíblia menciona porque Deus deu Hebrom a Calebe.Diz em Josué 14:14  :

" Por isso até hoje Hebrom pertence aos descendentes de Calebe,pois ele foi inteiramente fiel ao Senhor."

Ou seja,talvez todas as características  e qualidades acima mencionadas se resumem nesta: INTEIRAMENTE FIEL!
Fiquei pensando o que significaria ser inteiramente fiel... e chego a conclusão que é muito mais que confiar,é uma consagração total e irrestrita de todas as áreas da nossa vida.É tirar totalmente os olhos de tudo que é nosso(sentimentos,direitos,pensamentos,opiniões,etc) e tê-los somente naquilo que são as promessas de Deus.Calebe não olhou nem sequer para seu corpo envelhecido e cansado,pois ele declarava que seguia com a mesma disposição,ele em nenhum momento olhou para os gigantes que estavam lá(nem antes de Cades Barneia e nem depois),seus olhos só estavam fixos naquela promessa que Deus lhe havia dado:entrar em Canaã e conquistar Hebrom.
Não o vemos reclamando de ter que voltar a peregrinar no deserto,não o vemos atemorizado pelas palavras que lhe lançavam sobre desânimo e medo.Ele queria chegar onde Deus prometera que ele estaria.Inteiramente fiel,confiando no Deus que lhe havia falado ,afinal os tempos eram outros,os desafios eram grandes,mas Deus era o mesmo Deus Jeová,Todo-Poderoso,Fiel,Justo,Bom...Deus não mudou!Dos dias de Calebe até hoje,Ele é o mesmo.O que Ele pede a nós?Um coração INTEIRAMENTE FIEL!
Alguém disse que nosso ministério não será medido pelo sucesso,mas pela nossa fidelidade.
Com esta palavra quero animar-lhes a não olhar atrás nem ao redor,e não deixar escapar os sonhos que Deus lhe deu,a não se intimidar frente aos problemas,obstáculos e tentações,a não retroceder nem um centímetro daquilo que Deus te chamou para fazer."





Nenhum comentário:

Postar um comentário