12 de outubro de 2017

Criando uma lista de contatos a longo prazo

 Quando começamos no campo missionário e iniciamos o processo de levantar mantenedores, uma coisa que precisamos fazer de certeza é criar uma lista de contatos. Quando eu comecei há 20 anos atrás, eu também fiz  uma lista de contatos, mas naquela época eu não percebi o quanto isso era importante. Ao longo do anos eu descobri que isso é vital. Na maioria do casos esse é um princípio que Deus te dá sobre o qual vai lhe ajudar a construir sua missão.
 Construir uma lista de contatos saudável é mais que uma lista de pessoas que podem te dar dinheiro. Isso é uma lista de diferentes tipos de relacionamentos onde você está vinculado. Este é o seu círculo de influência. Ter uma lista de contatos irá lhe ajudar a manter seus relacionamentos e sua comunicação com essas pessoas individualmente. Essas pessoas podem ser seus intercessores, mantenedores e pessoas que se importam com você.

 Se você ainda não leu, por favor leia o meu artigo “How many supporters shoul a missionary have”, isso vai lhe ajudar a entender o valor que esses seus contatos têm.

 Antes de começarmos, eu quero deixar uma coisa bem clara. Quanto maior sua lista de contatos, melhor. Eu tenho conversado com muitos missionários que têm tido dificuldades em suas finanças. Quando eu faço a seguinte pergunta: “quantas pessoas você acha que deve ter  na sua lista de contatos?", tenho ouvido  respostas como 10 ou 25  serem um bom número. Honestamente, esses números são muito baixos.

 Para aqueles que estão começando eu sempre falo que tenham um alvo de pelo menos 200 pessoas, e continuem a partir desse número.  Se você vem com mais de 200 pessoas é ainda melhor. Eu sei que para alguns de vocês isso parece demais. Bom, isso não é tao difícil quanto parece. 
 Aí vai alguns passos de como você criar sua lista de contatos:

1- Comece com sua lista de casamento: finja que você está indo se casar e que dinheiro não é algo tão importante na sua lista de casamento. Sendo assim, quem você deve convidar? Sua família e amigos! Coloque-os na lista.

2- Lista das redes sociais: quantos amigos no Facebook você tem? Quantos contatos você tem no Linkedin? Quem está nos seus círculos no Google plus? Adicione eles na sua lista!

3- Qualquer outra pessoa: Talvez você tem algumas pessoas na faculdade, na escola, na igreja ou no trabalho e que por alguma razão eles não estão nas duas primeiras listas, então é aqui que os nomes deles entram.

4- Verifique sua lista: agora é hora de você ir e dar uma olhada geral na sua lista como um todo. Tem alguém na sua lista que ficaria chateado em receber sua carta informativa? Vá na sua lista e olhe nome por nome, um de cada vez. Faça a si mesmo a seguinte pergunta “Poderia nosso relacionamento ser afetado se essa pessoa passa a receber minhas cartas informativas?” Agora se você passa mais de 5 segundos em um nome, você está pensando muito sobre isso.  Mantenha essa pessoa na lista antes que você comece criando desculpas porque essa pessoa não deveria estar lá. Na maioria dos casos as pessoas que eu estou me referindo são membros da família que não entendem o chamado missionário. Em alguns casos são outras pessoas.  Mas se você realmente acha que seus informativos podem prejudicar seus relacionamentos, então remova-os da lista.

5- Coletar informações dos seus contatos: agora que você tem a sua lista, é hora de coletar as informações dos seus contatos. Quando eu digo informações de contato, eu me refiro a tudo, como:

Endereço
Endereço de e-mail (pessoal e profissional)
Telefone residencial
Telefone celular
Nome do Skype
Nome do cônjuge e dos filhos
Conecte-os nas redes sociais
Website

 Quanto mais informações dos seus contatos você tiver, melhor. Se acontecer dessas pessoas mudarem de endereço ou e-mail, pelo menos você terá outras maneiras de continuar atualizando essas pessoas. Além disso saiba que pessoas são diferentes e podem preferir outros meios de comunicação.  Algumas irão lhe mandar uma mensagem prontamente. Outras preferem responder através de e-mail. Outras ainda podem preferir uma ligação telefônica. Então, quanto mais diferentes formas para se comunicar com sua lista de contatos você tiver, mais efetivo será.
 Eu sei que muitos de vocês podem estar pensando que isso tudo pode dar muito trabalho. Eu até concordo que sim, dá trabalho. Dependendo da sua situação isso pode lhe tomar 30-40 horas de trabalho, mas se você olhar projetando para o seu futuro em missões, isso é um preço até pequeno a se pagar.

 Deus tem um chamado pra sua vida. Que Deus possa te ajudar á medida que você caminha nesse chamado.


Traduzido e adaptado por Karen Araújo.
Texto original By Dustin Campbell (YWAM Charlotte)

http://www.ywamcharlotte.com/blog/building-a-contact-list-for-the-long-haul



Nenhum comentário:

Postar um comentário