1 de novembro de 2017

Os caminhos do nosso Pai

  Eu estava lendo o livro de Mateus e percebi algo. Por muitas vezes vi as expressões "seu Pai" ou "seu Pai celestial" e isso me fez pensar. O que Jesus estava tentando nos ensinar? Foi isso o que prestei atenção.
  Entre Mateus 5:43 ao 7:11, Jesus mencionou "seu Pai" ou "seu Pai celestial" 14 vezes, e uma vez Ele falou "nosso Pai". Agora Jesus é conhecido por se referir a Deus como Seu Pai. Ao longo dos evangelhos você pode encontrar Jesus falando "meu Pai", mas nos versículos que mencionei acima , Ele nunca fala "meu Pai". Por quê?

  Eu acredito que nessa parte das Escrituras Jesus estava nos ensinando os caminhos do nosso Pai. Nós somos chamados a crescer e nos tornarmos como o nosso Pai celestial é. Eu percebi 9 coisas nessa passagem que Jesus está tentando nos mostrar sobre o nosso relacionamento com o Pai e gostaria de compartilhar com você.

1- Nós somos chamados a AMAR como o nosso Pai (Mt 5:44)

  Jesus disse que devemos amar nossos inimigos. Nós somos chamados a amar aqueles que nos usam e nos perseguem. Nós amamos aqueles que nos ferem? Talvez você esteja se perguntando: "Como eu posso fazer isso?", mas apenas pense o quanto nós temos ferido Deus. Cada vez que pecamos, nós estamos ferindo Deus. E ainda assim Ele continua escolhendo nos amar, e nos pede para fazermos o mesmo. Deus está nos pedindo para amar aqueles que  nos ferem. Ele nunca vai nos pedir para fazer algo que Ele não tenha nos dado antes a habilidade para fazer aquilo.

2- Nós somos chamados para SER COMO o nosso Pai (Mt 5:48)

  Como nós podemos não ser como o nosso Pai? Nós estamos trabalhando nas áreas de nossas vidas que não se parecem com Ele? Eu acredito que os outros pontos irão nos ajudar a ser mais parecido com Ele.

3- Nós somos chamados a DAR E RECEBER como o nosso Pai ( Mt 6.1-4)

  Nós damos em secreto e nos preparamos por Sua recompensa abertamente? Ele tem nos chamado para dar através de nossos atos e ações, não para reconhecimento público, mas como uma forma de expressar amor aos outros e ao nosso Pai.
Deus também quer que nós saibamos como receber Dele. Vamos falar sobre esse ponto mais na frente.

4- Nós somos chamados a CONVERSAR com o nosso Pai (Mt 6.5-13)

  Nosso Pai anseia pelo tempo de intimidade, a sós conosco. Ele deseja profundamente que nós separemos um tempo para estarmos sozinhos com Ele e compartilharmos os nossos mais profundos sonhos e contentamentos. Ele também quer compartilhar conosco Seus mais profundos sonhos e contentamentos. Quando foi a última vez que você teve seu tempo de intimidade com o nosso Pai? Ele está te chamando agora?

5- Nós somos chamados a PERDOAR como o nosso Pai perdoa (Mt 6.12,14 e 15)

  Perdão é um princípio básico no nosso relacionamento com nosso Pai. Somos chamados a perdoar. Outra vez, através da graça de Deus nós temos a habilidade de perdoar aqueles que nos ferem. Essa pessoa pode ser seu cônjuge, amigos, pais, irmãos ou qualquer pessoa.
  Existe alguém que você ainda não perdoou? Eu sinto que preciso dizer que perdão é um processo. O tempo que esse processo vai levar dependerá da profundidade da ferida, mas saiba que perdão é uma escolha. Nós podemos escolher perdoar. Eu também acredito que durante esse processo de perdoar, nós recebemos cura das ofensas.


6- Nós somos chamados a JEJUAR com o nosso Pai (Mt 6.16-18)

  Durante o jejum nós nos aproximamos de Deus. Esse deve ser um tempo de intimidade e maior entendimento sobre o nosso Pai. Voltando ao tempo de Jesus, as pessoas jejuavam para parecerem santas aos olhos dos outros. É como se colocassem uma máscara para parecerem bem. Quantos cristãos colocam uma "máscara cristã" escondendo a real pessoa por trás? Fazemos isso para parecermos bom aos olhos dos outros.
  Cristianismo não é sobre parecer bom, é tudo sobre intimidade com o nosso Pai e compartilhar isso com outros.

Qual foi a última vez que você jejuou com o nosso Pai?

7- Nós somos chamados para CONFIAR no nosso Pai (Mt 6.24-34)

  Você se preocupa com o seu futuro? Se preocupa sobre ter todas as contas pagas? Ou talvez alguns de vocês se preocupam com o que irão comer. Minha pergunta é "Para o que você está olhando?". No versículo 33 fala "...buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas."
  Você está olhando para o problema ou para o Solucionador de problemas? Você está olhando para seus próprios negócios ou para os negócios Dele? Você está olhando para Ele, ou para baixo, para o que lhe falta?
  Nós não precisamos nos preocupar. Você será tentado a se preocupar, mas você não tem que se preocupar. Escolha colocar sua confiança Nele. Mesmo quando tudo parece escuro e sem saída, nosso Pai pode abrir uma porta onde não há. Se Ele pode alimentar 5.000 com 5 pães e 2 peixes (Mt 14.13-21), Ele pode atender suas necessidades, e isso se trata de algo pessoal.

8- Nós somos chamados a PEDIR ao nosso Pai (Mt 7.7-12)

  Você pede ao nosso Pai? Não estou dizendo para você pedir a Ele para ganhar na loteria, eu quero dizer é para você pedir as coisas que Ele quer pra você e que são boas pra você.
  Se você está pedindo ajuda com o seu caráter, pecados de estimação, sabedoria em como lidar com seus filhos, seu emprego ou negócios. Ele quer lhe ajudar. Se você precisa de ajuda para pagar suas contas, salvar seu casamento, ou o seu pão de cada dia, Ele quer lhe dar.
  Muitas vezes nós não pedimos a Ele para nos dar o que precisamos. Às vezes nós não temos porque não pedimos. (Tiago 4.2)

9- Nós somos chamados para DEIXAR NOSSA LUZ BRILHAR e assim glorificar o nosso Pai (Mt 5.13-16)

  Sua luz brilha de forma que traz glória para Deus? Ou pelo menos você vive sua vida de forma que as pessoas se tornam atraídas por Aquele que transformou sua vida? A forma como vivemos nossas vidas fazem as pessoas se tornarem atraídas pelo nosso Pai? Se não, devemos repensar se estamos vivendo a nossa vida da mesma forma que o nosso Pai.



Deus está nos chamando para os caminhos do nosso Pai. Ouça o Seu chamado e siga-O.



Texto original por Dustin Campbell
Traduzido e adaptado por Karen Araújo
Link original: (http://www.ywamcharlotte.com/blog/the-way-of-the-father)



Nenhum comentário:

Postar um comentário