30 de junho de 2018

Querido futuro missionário: Como se preparar para missões


Querido futuro missionário,

Eu quero que você saiba que eu sei como você se sente.
Eu posso sentir o seu coração explodindo com a promessa de tudo o que você ainda irá fazer.
E eu digo sim, traga suas expectativas, sua paixão, suas ideias loucas e intensas, sua fé de que você pode mudar o mundo e que tudo é possível.
Isso é que traz todos nós até aqui e essa é a motivação para deixar tudo pra trás e embarcar em um avião para um destino incerto.

Porque esse trabalho de amor e justiça requer que você seja um pouco louco mesmo.

Nós precisamos das razões e entusiasmo para as noites que pensamos porque que a gente veio.
Não espere. Algum dia vai ter um marido, crianças, dívidas e  tantas outras coisas. Não deixe sua juventude desqualificar você ou os seus sonhos morrerem porque você está simplesmente com medo de arriscar.

E para todas as minhas amigas solteiras- que eram como eu, pioneirando novos horizontes completamente sozinhas- vocês são guerreiras.
Nunca permita que ninguém lhe diga o contrário.

Eu digo, vá em frente. Se apaixone perdidamente pelo lugar.
Permita a você mesmo um momento com todas as suas ideias romantizadas sobre essa fase em que se encontra. Beba o chá típico do local que é bem doce, se levante bem cedo para ouvir as orações cantadas em árabe, cheire as flores do jardim. Tenha aquele momento da foto National Geographic onde você é apenas uma pessoa branca no meio do mar acenando para um monte de crianças. Faça aqueles longos braids no cabelo(obs: metade do seu cabelo vai cair também), faça seu diário sobre como é finalmente estar lá depois de tanto planejar.

Sua caminhada de missões vai te levar através de 5 fases como as de uma profunda tristeza:
1) Pollyanna-como sonhos 2) negação 3) desilusão 4) Desespero e finalmente 5) aceitação (e prazer.)
Essas fases são parte do processo. Eu sei que você não sabe exatamente como se preparar para missões. Apenas lembre que seu coração importa mais que o seu bom trabalho.
"Amor não é como uma moeda onde nós ganhamos a aprovação de Deus. Nos já temos Sua aprovação."

Relacionamentos de amor são mais poderosos do que convertidos e a graça é mais importante do que a lei e seu próprio entendimento limitado.
Seja cuidadoso com essas lindas expectativas também.

Missões a curto prazo não são iguais a missões a longo prazo.
No começo você se sente profundamente inadequado. Você pensará que não pode fazer nada da forma certa. Não se preocupe, isso é normal. Não perca a esperança.
Porque algum dia você estará dirigindo pelas ruas que um dia te assustaram.
Tudo será mais difícil do que você pensou, desde aprender o idioma, ir ao mercado, usar os serviços de lavanderia, obter uma carta assinada, servir em sua organização. As coisas que deveriam levar minutos, levarão dias da sua vida. Às vezes sua vida lá não fará sentido, na verdade é como se nada tivesse “lógica”.

Comece praticando meditação agora então você poderá ser um zen e aprender a ir com o fluxo, onde você poderá ir para um lugar feliz na sua mente quando a conferência que você planejou não acontecer e os pastores não aparecerem devido o transporte ou atraso das linhas aéreas, e a comida que você encomendou está quatro horas atrasada. Convide o seu hippie interno e apenas diga "não se preocupe, cara".

Seja um aprendiz. Faça perguntas. Absorva tudo o que você pode como uma esponja.

Teste suas motivações. Honre pessoas antes de você mesmo, mas não deixe eles te limitarem. Treine e ajude as pessoas do seu próprio país a crescerem. Respeite seus pensamentos e  ideias. Dê-lhes propriedade. Eles levarão essa tocha adiante. Trabalhe mesmo embora que fora de um emprego.

"Invista em pessoas. Elas são o seu maior recurso."
Encontre alguém que está fazendo o que você quer fazer bem um dia e siga-o para tomar um café gelado, enquanto responde seus e-mails e sempre observando como ele lida com as situações difíceis. 

Seja tenaz. Venha com a perseverança que fala para o que você foi chamado. Então desista de tudo o que você pensou que poderia acontecer e volte do zero.
Quando você olha o sofrimento nos olhos você quer correr para o mais longe possível. Apenas sente e permita-se sentir tristeza também. Sofra isso com Deus. Ele já sabe.

Construa relacionamentos. Vá para um chá, dê carona às pessoas até o hospital, faça pequenos atos de amor que não serão percebidos pelo o mundo. Não tente mudar pessoas, tente apenas estar com pessoas. Ame-os como eles são.

Seja flexível com as coisas que você não entende nessa cultura.

Em alguns anos você começará a desvendar as consequências da guerra, pobreza, traumas, falta dos pais, o efeito dos traumas no cérebro, desordens do apego e você desejará que fosse mais condolente com essas diferenças .

"Quebrantamento gera quebrantamento. Julgar não te leva a lugar nenhum, apenas mais longe do seu chamado que é amar."

Você pode perder muito tempo com raiva quando seu sutiã é roubado do varal ou quando um policial tenta arrancar dinheiro de você.
Imagina se você pudesse usar toda essa energia para alguma coisa boa?

Depois de estar lá por algum tempo, você começará a reconhecer o colonizador no seu sangue, seu privilégio branco, sua superioridade profundamente enraizada que diz que de alguma forma você é melhor do que "essas pessoas". Você ficará chocado com essas verdades que viviam no seu coração há tanto tempo.
Suas noções equivocadas, ego-cêntricas e americanizadas chegarão a superficie, e quando isso vier à mostra não será nada bonito. Você irá confrontar o racismo em seus pensamentos que você nunca soube que existiam. Você ficará chocado quando uma declaração cínica escapar da sua boca.

Todos os seus problemas e impurezas do passado, seu orgulho e arrogância, as áreas não curadas, seus problemas com autoridade e falta de perdão, vão chegar no limite e começar a te sufocar.

Você se sentirá fora de si e fora de controle.

Você irá perceber que você não é a resposta para os problemas das pessoas.

Você irá se sentir como um fracassado. Você irá se sentir pequeno e sem valor até você aprender que às vezes simplesmente estar lá é o suficiente.
Você aprenderá a pedir perdão. Você aprenderá a perdoar você mesmo.
Você descobrirá que precisará escrever uma historia diferente na missiologia se quiser que os indígenas confiem em você porque durante muito tempo a religião foi misturada com escravidão e força violenta.
Você descobrirá que sua ingenuidade precisa ser temperada com sabedoria.

"Mas nunca se torne tão acostumado com a dor e sofrimento que você não possa parar e lamentar por isso."

Nunca se torne tão eficiente que você não possa dar espaço ao Espírito Santo.
Você encontrará batalha espiritual, medo e intimidação em um nível que você nunca imaginou que fosse possível existir.
Questionar e duvidar sua fé e a bondade de Deus diante de grande sofrimento faz parte de se envolver com um mundo ferido. Você irá pensar às vezes se Ele abandonou essas pessoas que você veio para servir, se Ele abandonou você. Você irá gritar para o céu questionando se O ouviu errado ou que Ele não está mais falando com você.


Não perca a coragem se permitindo ficar esgotado (apaga essa parte- ficar esgotado!).
Tudo bem, apenas volte recomece do zero.
Algumas vezes você estará chorando em um piso de cimento e uma alta pilha de lenços e o suor pingando.

Em algum lugar desses seus momentos mais escuros você encontrará uma intimidade com Deus que você não sabia que era possível.

Ele estará lado a lado com o seu desespero. Você irá conhecer o Seu coração de diversas formas que nunca imaginou antes. Algum dia você vai desejar voltar para aqueles dias não importa o quão dolorosos eles foram, apenas porque aqueles foram dias em que a presença de Deus cantarolava perto de você.
Jesus não será mais apenas uma palavra para você. Jesus se tornará real em carne e osso. Você verá Ele em uma pequena menina com as mãos sujas e uma barriga exposta nas ruas.
Você vai queimar com a injustiça e paixão um dia e lutar para dominar seus sentimentos negativos no outro.

Sua paixão irá crescer sem grande entusiasmo, mas não significa que o seu amor também tem que crescer assim.

Quando traumas acontecem, e eles irão acontecer, cuide da sua alma instantaneamente. Não deixe que a demanda do ministério te impeça de cuidar do solo do seu coração, porque muito rápido dor e amargura podem estragar a missão que você veio para fazer.
Lembre-se que santidade é marcada por cura.

Sacrifício. Ah, esteja sempre pronto para sacrificar! Ser visto, ser gritado, ser invisível e isolado, esquecido pela maioria dos seus amigos será um sacrifício.
A pobreza irá te fazer sentir tão mal e será tão pesado lidar com ela como se você estivesse andando em uma lama espessa. Às vezes a desesperança irá invadir sua alma e você se perguntará se realmente a esperança existe.

Você se sentirá estranho e esquisito por ter enquanto os outros não têm.
Mas não se sinta culpado por comprar aquele ar-condicionado para o seu quarto, porque deixe-me lhe dizer, alguns dias você se sentirá um lixo total de tanto cansaço, então você irá se arrastar com o corpo empoeirado e apenas essa brisa fresca e doce é que poderá te salvar de um possível colapso.

Crucifique a mentira de que você tem que ser um santo ou um mártir. Você pode jurar como um marinheiro e ainda assim tomar um cálice daquele vinho (apenas faça isso quando estiver sozinho).
E tenha um cachorro. Aquele cachorro pode sentar lá com você e ser o seu único amigo no mundo. Sério, em uma fase onde eu estava muito depressiva, meu marido trouxe pra casa um filhotinho. (Isso ajudou!)

Mudança acontece devagar, mas mudar é possível.

Isso tudo será valioso um dia. Quando aquela mulher de olhos brilhantes que dança e canta, quando aquela criança parar de fugir e descobrir o quanto é amada, quando aquele bebê começar a ganhar peso e crescer saudável, você saberá em seu coração que essa é a grande recompensa de que Deus estava falando: testemunhar o poder transformador do amor.

Seja gentil com as pessoas que você deixou para trás. Eles não percebem isso, eles não entendem, como poderiam entender? Eles não têm visto o que os seus olhos viram, ou chegaram a amar um povo de forma tão intima como se fosse sua própria pele.

"A graça é uma virtude subvalorizada, mas tão necessária nesta obra de encarnar o amor!"

Seja lento para irar-se.
Não tente competir e ambicionar. Isso é tão tolo. Seja apenas você mesmo. E quando aquele jovem que acaba de chegar na equipe, todo na moda e com roupas descoladas, depois de você estar lá por anos, tente não arrancar a cabeça dele quando ele tentar achar a solução para o final da guerra apenas 5 segundos depois de chegar lá.

O idealismo é o combustível que precisamos para acender nossa chama neste mundo de justiça social.

"Conheça o seu intenso e santo propósito e simplesmente, faça isso acontecer."

Haverá vários tipos de tentação baseadas em suas características tentando lhe levar para novas situações. Conheça bem suas habilidades, o que você faz de melhor e faça com excelência sem deixar espaço para essas tentações entrarem.
Saiba que o esgotamento está sempre bem próximo de você.

Não dê ouvidos aos odiadores.
Mas cuidado com as palavras de vangloria e gabação  que podem começar a sair da sua boca, porque seu sacrifício fará você se sentir um super herói.
Quando você estiver carente, saia um pouco e mude o foco. Não pense que todo mundo sabe como você está se sentindo.

Não maltrate seu cônjuge. Mesmo se ele estiver se escondendo por trás de motivos que o faz pensar em quanto tem aberto mão para estar ali, saiba que você está no mesmo barco que ele.

"Não acorde um dia e perceba que você construiu um ministério mas perdeu sua família."

Aprenda de agora que trabalhar duro e a longo prazo não é igual a mais frutos. Os frutos fluem a partir de quem você é e não da sua performance.

Cuide da sua saúde. Não importa o quão legal ou o quanto goste disso, você ainda assim estará suscetível a contrair malária, por isso não seja uma daquelas pessoas que vivem com um verme na barriga por uns seis meses e se gabam por isso e de quanto peso eles estão perdendo.
Tente não deixar sua vacinação contra a febre tifoide expirar. (Acredite em mim!)
Aprenda a arte do autocuidado e pare de pensar que isso é egoísmo.

Não confie na primeira pessoa ou pastor que acabar de conhecer e que tem grandes idéias de construir um orfanato com você. Mas também não tenha medo de pedir ajuda. Contrate um cozinheiro ou uma doméstica, isso os dará um emprego e por outro lado te salvará de puxar os cabelos de tanto estresse enquanto espera o feijão ferver. Sirva e seja servido.

E pelo amor de Deus, não tente ser perfeito.

Perceba que você ganhará mais do que você poderia dar, e está tudo bem.

Se eu pudesse voltar atrás para falar algo a mim mesma quando tinha 20 anos de idade, eu diria a ela para desfrutar mais de cada momento, para ser mais presente. Eu diria a ela para cortar e comer aquele abacate; segurar o braço daquele mulher mais apertado. Eu diria a ela para passar mais tempo e gastar mais espaço dançando, mais tempo para adorar com aquelas mulheres do congo, gritando com elas em gargalhadas. Eu diria a ela para sentir mais alegria e sentir também o peso de tudo o que ela não estava fazendo. Ser mais gentil com ela mesma e com os outros. Rir mais! A vida não tem que ser tão séria. Eu diria que ela deveria ir para terapia mais cedo ( muito mais cedo!) e diria para ela passar mais tempo no Lugar Secreto recebendo mais amor, sabendo que ela era aceita, então ela poderia aceitar todos ao seu redor. Eu a diria para construir menos paredes ao redor de seu coração, para ser menos reservada e mais vulnerável. Eu diria a ela para não deixar que as palavras vindas dos outros a afetassem tanto. Eu a diria para amar esperando ser vista apenas por UMA Pessoa, para desfrutar mais de suas vitórias, e refletir menos sobre seus erros; para ir passar as férias no safari e sentir toda intensidade daquele deserto. Eu a diria para ser mais paciente com sua equipe de voluntários inexperientes porque eles ainda estão no processo de aprendizado no campo missionário. Eu a diria para ter mais compaixão de si mesma. Eu a diria para não esperar! Faça tudo o que estiver em seu coração para fazer agora. Eu a diria que sonhar de novo é uma fase tão importante quanto a de fazer acontecer.
Eu a diria que ir embora não é um fracasso se você está sempre dizendo sim para Deus. Eu a diria que a maior medida de sucesso é quão bem ela amou.
Eu a diria que isso tudo irá ser valioso um dia. Eu a diria que seu amor vence.

O que você diria a você mesmo enquanto mais jovem se pudesse voltar atrás?



*Texto originalmente escrito por Sarita Hartz
*Traduzido e adaptado por Karen Araújo

Link do texto original: http://www.saritahartz.com/dear-future-missionary-how-to-prepare-for-missions/

Nenhum comentário:

Postar um comentário