15 de novembro de 2013

Já Agradeceu Hoje, Ingrato?

"E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos."
(Colossenses 3:15)

Certa vez uma irmã que chegou em nossa igreja, e revelou interesse em congregar, lhe perguntei:
-Apresente-me algumas razões, as quais a leva a decidir congregar connosco?
Ao que ela respondeu, entre outras coisas:
-Porque notei, que vocês agradecem a Deus pelas coisas mínimas da vida, quando oram
Isso parece insignificante? Não é!
"Em tudo dai graças" (1Tess 5:18)

A GRATIDÃO NÃO DEPENDE ...

I
DE RECEBER ALGO MATERIAL/ FÍSICO
1 BOM é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; 2 Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade; (Slm 92.1,2)
Maioria das vezes agradecemos quando recebemos algo físico/palpável, mas raramente há em nós o agradecimento apenas de podermos ter alguém para desabafar, agradecer porque existe alguém que nos ouve, alguém que é paciente connosco, que nos atura.
Ou seja, meus pais, pode não me conceder nada material, mas se ele é uma pessoa atenciosa, conselheira, amável, tratável, cuidadosa comigo, e eu devo ser muito grato.
No aspecto espiritual, em nosso relação com Deus Pai, o mesmo deveria acontecer. Não apenas sermos gratos por aquilo que Deus nos dá, mas por aquilo que Ele é. Quanto a isso, não creio que exista muitos que o conseguem.


II
DO VALOR DAQUILO QUE SE RECEBE
12 E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; 13 E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. 14 E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. 15 E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16 E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. 17 E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? 19  E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. (Luc 17.11-19)

Não havia pior doença do que a lepra nos dias de Jesus. Era uma doença que excomungava a pessoa da sociedade, da família, dos amigos etc. No entanto, perante uma grande cura o que aprendemos?

Deus não se esquece dos seus benefícios
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? (vers 17)

Nós também não nos deveríamos esquecer:
"Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação." (Slm 68:19)
"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios." (Slm 103:2)
"Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?" (Slm 116:12)

Pergunto:
Para onde foram os outros nove? Com quem foram celebrar?

Quem é grato acabará por receber a maior benção
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. (v. 19)

Muitos até têm reconhecido o Jesus da cura, mas são poucos os que O reconhecem como o Senhor das suas vidas e Salvação. Há muita gente que somente tem fé para a cura física, no entanto jamais compreendem a necessidade de cura para sua pobre alma perdida.
Interessante constatarmos que até os nove mal agradecidos, tiveram um certo nível de fé para obedecer a Jesus, quando este disse:
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. (v. 14)
Podemos mesmo dizer que é preciso muito mais fé para agradecer a Deus do que para obedecê-Lo para nosso próprio bem e benefício. São poucos aqueles que voltam para caírem a seus pés, dando-Lhe graças.


III
DO NÚMERO DE VEZES QUE SE REALIZA A MESMA COISA
É fácil agradecermos quando nos fazem algo, uma vez, duas, até três.... porém temos a tendência quando algo é feito diariamente e sistematicamente, mesmo sendo nós os beneficiados, acabamos por esquecer de agradecer.
27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. 28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. 29 Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! (Prov 31.27-29)
Oramos, agradecendo os alimentos, mas talvez seja raro agradecermos a Deus por quem os colocou em cima da mesa ou os confeccionou. Que o hábito, não nos traga desagradecimento.


IV
DA RESPONSABILIDADE DE QUEM O FAZ
"É o dever dele" 
"Não faz mais do que o seu dever e obrigação" 
"Recebe para isso"
Qual o empregado que não gosta de ouvir uma palavra de agradecimento, de louvor por aquilo que faz, mesmo recebendo o ordenado no fim do mês ?

Há pais que dizem: "Não sei mais o que hei-de dar a este meu filho, para o contentar "
Geralmente as pessoas que mais possuem, materialmente, são as que mais reclamam. Ora, o problema é não ter, ou a questão é muito mais profunda?
Com certeza que sim! E passa por não possuir um coração grato.


ASSIM SENDO, DÊ GRAÇAS A DEUS

a) Pela vida
"Os meus tempos estão nas tuas mãos; ..." (Slm 31:15)
"Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração."  (At 17:28)

b) Pelos seus irmãos na fé
"E de lá, ouvindo os irmãos novas de nós, nos saíram ao encontro à Praça de Ápio e às Três Vendas, e Paulo, vendo-os, deu graças a Deus e tomou ânimo." (Act 28:15)
"Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:"  (Ef 1:16)
"Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós," (Filip 1:3)
"Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações," (1Tess 1:2)
"Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia;"  (II Timóteo 1 : 3 Comp.: Rom 1:8, 2Tess 1:3, I Ped 1:3, Rom 6:17, 1Tess 2:13)

c) Pelos alimentos:
11 E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. 23 (Contudo, outros barquinhos tinham chegado de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, havendo o SENHOR dado graças)." (Jo 6:11,23)
3 Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças." (1Tim 4:3,4)

d) Pelas vitórias concedidas em Cristo
"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo." (1Cor 15:57)
"E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento." (2Cor 2:14)

e) Pela oportunidade de salvação e de estar na salvação:
"Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo." (1Cor 1:4)
"Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;" (Col 1:12)
"Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças." (Col 2:7)
"Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;" (2Tess 2:13)

f) Pelos dons concedidos e oportunidade de trabalho:
"E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;" (1Tim 1:12)

g) Pelas orações respondidas:
"Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido." (Jo 11:41)

h) Pelas benção espirituais:
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;" (Ef 1:3)

i) Pelas tribulações
Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria, o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Tiago 1.2-4 


DA PRÓXIMA VEZ, QUE ...
- Se queixar da roupa (porque é pouca, porque não tem aquela cor para combinar com a outra), é importante mostrar alguém que não tem roupa alguma para vestir.

- Reclamar de seus pais, visite um orfanato

- Quando se queixar em demasia daquela gripe e começar quase que a pedir a morte, faça uma visita aos cuidados intensivos num hospital

- Quando reclamar da comida, da falta de manteiga, de doces para barrar o pão, mostre-lhe alguém que procura raízes de alguma coisa em terra seca e não encontra.

- Quando alguém reclamar que não tem refrigerante em casa, da marca x ou y mostre-lhe a criança que chocou o mundo que aparece bebendo a urina de um animal, para matar a sede.

- Quando alguém ou você mesmo reclamar que é muito difícil servir a Deus, que nem sempre temo disposição para O louvar através de hinos; que é complicado levantar a voz em oração, convém mostrar, ler, pensar nos milhares de cristãos que estão perdendo tudo o que têm materialmente, que estão em risco de perder sua vida simplesmente porque querem seguir a Jesus Cristo.

Dando mais, comprando menos e mostrando mais exemplos é a melhor forma de aprendermos a ser mais gratos com o muitíssimo que já temos e nos livrarmos de um coração rabugento e queixoso:
"Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse." (Jud 1:16)


Alguns textos para meditação:
"Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;" (Ef 5:20)
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças."  (Filip 4:6)
"E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Col 3:17)
"Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;" (Col 4:2)
"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1Tess 5:18)
"ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;" (1Tim 2:1)


E ENTÃO, VOCÊ JÁ AGRADECEU HOJE ?

Por: Duarte Rego


Nenhum comentário:

Postar um comentário