14 de fevereiro de 2016

Espelho, espelho meu

“Quem teme o homem cai em armadilha, mas quem confia no Senhor está seguro”   Pv 29.25
A primeira vez que li esse versículo percebi como nós, seres humanos, confiamos em nós mesmos. Especificando o assunto a mulheres, como nós, mulheres, confiamos na humanidade. É difícil de acreditar que fazemos isso ou que isso é possível, mas no decorrer deste texto você logo entenderá.
Conversando com uma amiga, ela definiu “temor a homens” como “desvio de foco”. Ele toma conta de nós quando o foco está em pessoas e não em Deus; quando decidimos confiar e agradar o homem ao invés de Deus. É exatamente isso! Quantas vezes você já se pegou pensando “estou gorda, preciso emagrecer!” Nunca? Eu penso isso o tempo todo! Quantas vezes você já se achou fora da moda e desejou ir às compras? Algumas vezes? Eu penso isso toda vez que olho para o meu guarda-roupa. O que isso tem a ver com temor a homens? Vou lhe explicar.
O mundo em que vivemos é conduzido por homens que ditam o padrão que devemos seguir. Se abrirmos uma revista, veremos os padrões de corpo perfeito que devemos ter e roupas que devemos usar. Se ligarmos a TV, veremos quais comportamento devemos ter. Se formos à rua, veremos que carro deveríamos ter na garagem, e assim vai… O homem dita as regras, e por ser “normal” seguir a moda ou até mesmo seguir o que as revistas dizem, já que todo mundo faz isso, caímos em um ciclo interminável de temor a homens.
Olhando para Provérbios 29.25, vemos que “quem teme o homem cai em armadilhas”. Que armadilhas são essas? As armadilhas são aqueles nossos pensamentos escravizadores, como de sempre desejar mais roupa e menos gordura no corpo, e aquilo que fazemos com esses nossos pensamentos. Na minha adolescência, eu fui bastante gordinha e me lembro quando um menino me disse: “Baleia fora d’água!”. Aquilo feriu meu coração! Desde então, fico preocupada com os números que aparecem na balança. Cai na armadilha, que me faz pensar naquela frase cada vez que como alguma coisa.
Perder peso ou comprar roupas não é algo errado em si, mas pode se tornar errado. Por exemplo, perdemos peso para que tal rapaz olhe para nós ou compramos aquela roupa para que domingo a noite todos na igreja nos notem e digam “como ela está bonita”. O erro está na motivação em fazer isso. Comer menos por causa de um rapaz com certeza não é uma motivação certa, e sim errada. É pecado!
Lembra de Pedro, o discípulo de Jesus? Antes da sua morte, Jesus, predisse aos seus discípulos que Ele seria morto e abandonado. Porém, Pedro, ao escutar isso, disse que nunca abandonaria Jesus. Jesus disse a Pedro: “Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante três vezes, você me negará” (Mt 26.34). Pedro não concordou com isso, mas sabe o que aconteceu mais tarde? Antes de o galo cantar, Pedro negou Jesus três vezes (Mt 26.69-75). Jesus tinha acabado de ser preso e julgado. (Mt 26.31-75). Pedro por sua vez, estava com medo de que soubessem ser ele amigo de Jesus. O que Pedro teve? Temor a homens! Isso é mais comum do que podemos imaginar, não acontece somente a respeito do nosso peso ou das roupas, mas quando mentimos para alguém a fim de agradar ou quando temos vergonha de falar em público ou quando ficamos ansiosas, entre outros.
A segunda parte do versículo de Provérbios 29.25 diz “mas quem confia no Senhor está seguro”. Outro personagem que podemos citar Noé. Deus falou com ele dizendo que construísse uma arca, pois iria matar a humanidade por meio de um dilúvio. Noé foi temente a Deus, não se importou com a possibilidade do que outros ao seu redor poderiam dizer ou fazer. A Bíblia não diz se falaram alguma coisa, mas é bem provável que alguém tenha comentado algo como “Você está louco, Noé! Vai chover? O que é isso? Isso nunca aconteceu antes! Deixa esse martelo ai e vamos festejar a vida!”. Noé apenas confiou em Deus e obedeceu o que Ele disse! O que aconteceu com ele? Permaneceu seguro, assim como diz no versículo. Outro exemplo é Neemias, que durante a reconstrução dos muros de Jerusalém não teve medo, mesmo com oposições. Ele temeu a Deus e foi até o fim!
Jeremias 17.5 diz: “Assim diz o Senhor: “Maldito o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal sua força, mas cujo coração se afasta de Deus”. Essa é a real tendência do ser humano e, consequentemente, de nós, mulheres. Gastamos nossas forças à procura de roupas na moda e em academias para ficar com o corpo perfeito. Quando estamos com outras pessoas, muitas vezes nos sentimos inseguras e temos vergonha por não ter aquilo que o homem dita ser o padrão. Assim, novos hábitos surgem para podermos nos encaixar nesse tal padrão como bulimia, anorexia, vigorexia (vício de malhar), entre outros. Mudamos totalmente o foco e acabamos nos afastando de Deus. O versículo 7, do capítulo 17 de Jeremias, que comentei há pouco, diz “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.” Esse deve ser o nosso foco, confiar em Deus e nEle somente.
Como mulher, sei quanto é difícil parar de me importar com o padrão humano. Luto com isso diariamente. Temer a homens significa que temos um orgulho tão grande que queremos que outros nos vejam como perfeitas e acabamos cometendo atitudes pecaminosas a fim de conquistar aquilo que desejamos. Lembro-me de uma vez quando conversei com uma grande amiga a respeito de temor a homens e perguntei a ela se só eu tinha essa problema. Ela me respondeu: “Marília, todos nós temos temor a homens, tenho também, mas aos poucos estou crescendo no temor a Deus. Comecei a tomar vitamina BO (Bíblia e oração) e gradativamente fui colocando o meu temor nEle e não em pessoas”. Ouvir aquilo foi difícil para mim. Não existe uma pílula para resolver meu problema instantaneamente; é algo progressivo, como ela disse, somente com vitamina BO, Bíblia e oração.
O Salmo 118 nos encoraja a viver com o foco em Deus, pois Ele é o único que tem poder, que tem um amor interminável, que é digno de todo louvor! O versículo 6 diz: “O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer homens?”. O Senhor está sempre conosco, Ele pode nos ajudar a permanecer firmes sem nos preocupar com homens e seus padrões terrenos! O versículo 8 diz: “É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens”. É muito melhor colocar Deus no centro de nossas vidas, comer o suficiente para que nosso corpo tenha energia ao longo do dia e fazer academia para mantê-lo saudável do que reclamar daquilo que Ele mesmo criou!
“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens.” (Cl 3.23) Façamos tudo para Deus e não para os homens, para que não caiamos em ciladas, pois confiança em homens nos leva a ruína. Temor a Deus, sim é difícil, mas Ele nos capacita para aprendermos a colocar nosso foco nEle. Assim, ao invés de dizermos “espelho, espelho meu, por que tenho essa gordura aqui e essa roupa ridícula ali?” digamos “Deus, Deus meu, me ajude a fazer tudo para Ti e para Ti somente, confiando em Ti e tentando ao máximo ser uma filha fiel, ‘ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome’ (Sl 86.11), amém!”. 
(Escrito por Marilia Berti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário