16 de março de 2013

GALGADUUD - Terra Contaminada pelo Sangue

"Amados pastores e irmãos,

  Cheguei ontem da Somália, onde estive por nove dias, pisando e percorrendo aquela terra, profetizando sobre ela, derramando ali muitas lágrimas por uma terra contaminada pelo sangue que tem sido ali derramado. Números 35:33-34.
  Fiz esta viagem por causa da mesma palavra de Deus a Abraão, onde o Senhor ordena que Abraão percorra a terra, afirmando que o lugar onde ele pissasse, Ele, o Senhor, o daria."Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei."Gn.13:17.
  Pisamos na Somália pela primeira vez em outubro de 2011, voltamos lá em outubro de 2012, e agora estive lá por nove dias percorrendo a terra.
  Fiquei alguns dias na capital, Mogadishu, e depois fomos para o interior, numa região chamada Galgaduud, e permaneci por cinco dias na cidade de Guriel. Pequena cidade, com cerca de quarenta mil habitantes, recentemente tomada das mãos da Al Shabaab pelo governo da Somália e o Exército aliado da União Africana. Viajei tambem cerca de trinta quilometros para dentro da província, onde a Al Shabaab ainda tem bastante força.
  Vi uma terra árida, vi um céu sem nuvens, vi uma terra onde muito raramente chove, árvores secas, paisagem desolada e estéril. Vi uma terra contaminada pelos derramamentos de sangue que tem acontecido ali nas últimas décadas.
Não há nenhuma igreja na Somália,
e provavelmente um missionário jamais havia pisado naquela região.
  Vi um povo extremamente pobre, mas lutador, vi um povo simples e aberto para a verdade, vi um povo com esperanças, mas um povo que segue o islamismo, porque nunca tiveram outra opção. Na verdade são pouquíssimos os somalis que praticam o islamismo, porém, esta é a religião oficial do Estado. 
  Diz-se que na capital existem hoje aproximadamente oitenta cristãos, tive um encontro com quatro deles em Mogadishu. Se esses irmãos confessarem a sua fé, e principalmente se eles tentarem dissuadir um muçulmano a se tornar cristão, serão condenados à morte. 
  Em Guriel, atendi como médico duas manhãs no Hospital, e várias vezes no Hotel. Foram aproximadamente cem pessoas nestes cinco dias, pois quando ficaram sabendo que eu era médico veio gente de cerca de cento e cinquenta quilômetros para fazer uma consulta.
  O Hospital é muito rudimentar e não tem os mínimos recursos diagnósticos para que uma razoável medicina pudesse ser exercida ali. Uma das coisas que mais me impressionou foi o fato de que 90% das pessoas consultadas se queixaram de dor precordial (dor dos dois lados do peito). Porque? Já que a maioria das pessoas consultadas não tinha nenhum problema no coração? Outra coisa que me impressionou muito, visitando a enfermaria de crianças, vi que a maioria delas foram internadas por desnutrição crônica ou aguda.
  Claro que, contemplando uma situação como esta o meu próprio coração também estava doendo, e chorei muito por aquele povo em Guriel.
  Um dos maiores problemas da região é água, pois não há rios ou córregos menores, e só alguns poucos poços artesianos são perfurados pelos criadores de camelos. A Somália tem hoje, provavelmente, o maior rebanho de camelos do mundo. Os poços perfurados por estes criadores de camelos fornecem também água para a população do campo. Só que muitas vezes, essa água é tão limitada que é disputada a bala, no ano passado, segundo números do governo cerca de cem pessoas na região morreram por causa de disputas por água.
  Portanto o problema maior do povo de Guriel é a violência. Os chefes tribais na região pensam que a solução dos seus problemas está na bala, no derramamento de sangue. Muito sangue tem sido derramado ali desde então; e é esse derramamento de sangue que tem trazido as maldições, a falta de chuvas, e a miséria para esta terra.
  A região de Galgaduud fica bem no centro do país e tem cerca de um milhão de habitantes, e é uma região desprovida da ajuda do governo da Somália e da ajuda de organizações internacionais, especialmente por ser, talvez, a região mais violenta da Somália.

Estamos pensando em comprar um equipamento para perfuração de poços artesianos e começarmos a perfuração de poços na região de Galgaduud, e especialmente no município de Guriel.

  Quando o Senhor nos mandou ir a todas as nações da terra, com certeza Ele estava pensando na região de Galgaduud. Comecei a falar de Jesus para o dono do Hotel, que é um dos principais líderes da cidade, e ele se mostrou aberto para me ouvir, em nenhum momento ele contestou o fato de que eu, sendo cristão, estava ali para testemunhar para eles. Esse fato é um testemunho extremamente importante como resultado de nossas orações pela Somália.
  Na capital, Mogadishu, atendi também por duas manhãs no Hospital Madina, onde fiz a entrega oficial de quarenta e seis camas, roupas de cama e mais alguns objetos hospitalares do primeiro contêiner vindo da Alemanha para a Somália através da Mobilização Mundial.
  Quando o Ministro do Interior e da Defesa, a maior autoridade do país, depois do Presidente, soube que eu era cardiologista, ele mandou me levar à sua casa para que eu fizesse um check-up do seu coração. São caminhos de Deus e portas que estão se abrindo na Somália, vamos entrar por elas.
É necessário ir lá e percorrer a terra, mas aquele povo precisa imensamente, e o Senhor precisa ainda mais de nossas orações e do nosso clamor para que a história da Somália seja transformada.

Contamos com sua intercessão e de sua Igreja. 

Seu servo,
José Rodrigues."

Nenhum comentário:

Postar um comentário