23 de maio de 2016

Cuidando dos filhos Dele (I)




Existem dois tipos de órfãos:
aqueles que os pais morreram
devido alguma situação, e os que
 são órfãos de pais vivos.



  Na infância, a criança é muito dependente da ajuda dos adultos, mas não é só isso, elas são dependentes também da atenção e amor dos pais para desenvolverem sua auto-estima e auto-confiança, e assim terem um emocional equilibrado e saudável.
  Quando não se tem os pais, ou um deles, o emocional da criança é afetado, e por mais que ela tenha outros responsáveis e cuidadores, nunca será o mesmo que ter os seus pais presentes. É como um vazio que não pode ser preenchido e que trará consequências emocionais, sociais e espirituais. 
  A família é algo que nasceu primeiramente no coração do Senhor, e uma das obrigações dos pais é garantir segurança e cuidados aos filhos, então quando isso não acontece, quando esse plano falha, as crianças sofrem muito mais por não terem suas emoções sólidas ainda, e é justamente por isso que Deus se importa tanto com os órfãos, porque sabe o quanto isso vai distorcer a maneira de enxergá-Lo como Pai.


As inseguranças

  Ser órfão é estar vulnerável. É não ter o provedor presente, no caso de faltar o pai, ou o carinho materno, no caso de faltar a mãe. Não ter os cuidados, a proteção, a segurança e o amor das pessoas mais importantes. É não ter a quem entregar o presente nas datas comemorativas como "dia dos pais" ou "dia das mães". 
É ser ferido constantemente pela ausência, e ver pais e filhos almoçando em família, nas férias, caminhando juntos e não poder viver o mesmo. E esse misto de sentimentos vai ferindo a alma, vai trazendo sequelas emocionais e pouco a pouco isso afeta diretamente a forma de enxergar um Deus que se diz Pai.
  Afeta porque é difícil ver Deus como Pai quando nunca se teve um. É difícil chamar alguém de Pai quando essa palavra nunca foi comum pra você. É difícil ser dependente de alguém quando toda a sua vida você teve que aprender a ser independente e tomar sua próprias decisões. É difícil confiar que alguém nunca te deixara, nunca te abandonará. É difícil acreditar que alguém nunca te deixara faltar nada. É difícil confiar quando alguém te promete proteção e cuidados em todos os sentidos. É difícil ser filho quando você não sabe agir como um.
 Insegurança, independência, auto suficiência e desconfiança são bagagens que órfãos carregam e que dificultam a forma de ver Deus como Ele realmente é.

Eles tocam o coração do Pai


  Sim, Deus se importa e muito! Em toda a Bíblia, Deus deixa muito claro o quanto se importa com os órfãos. Nos profetas maiores, nos salmos, na lei que foi dada a Israel, nos diversos livros do Novo Testamento, está cheio de textos falando sobre eles. Não negar ajuda, não explorar, não prejudicar em nada, garantir justiça e manter os direitos, exercer misericórdia, e Ele ainda fala que se um órfão estiver sendo explorado ou maltratado e clamar a Ele, serão ouvidas suas orações.
  Todo esse interesse particular de Deus pelos órfãos revela apenas uma coisa: o desejo do Senhor em ser o Pai que eles nunca tiveram. No livro de 1 João 3.1, ele escreveu: 


 "Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos 
chamados filhos de Deus, o que de fato somos! "

  Ele nos chama de filhos! Jesus nos ensinou a falar com Deus o chamando de Pai. O desejo do coração do Senhor é que entendamos que somos filhos amados, desejados e queridos. Um filho que faz parte do Reino, que tem uma herança a receber, que tem um Pai provedor, cuidadoso, amoroso, confiável e que NUNCA nos abandonará. ainda que a mãe se esqueça, Ele nunca esquecerá. 
João - 14:18  "Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós."
Salmos - 68:5  "Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo."
 Todo o vazio causado pela ausência, somente 
o Senhor pode curar e preencher. 
Alguns podem ter falhado na missão do amor, 
mas Ele jamais falhará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário