5 de maio de 2011

Intercessão Missionária

    A intercessão é um dos pilares que sustenta a Obra Missionária.

  Como sacerdotes, temos a incumbência de apresentar as nações citando os seus nomes perante Deus (Sl 2:8) e entrar no santuário (Ex 28:12 e 29) com as nações sobre os ombros, com a responsabilidade de invocar a benção do céu sobre elas.
  Formar uma retaguarda para o missionário. O apóstolo Paulo revela a necessidade de haver uma retaguarda para o combate missionário. Em vários textos podemos encontrá-los pedindo intercessão, como aos romanos:
"Rogo-vos, pois, irmãos por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor" (Rm.15:30).

  Os intercessores formam o batalhão que dá o suporte espiritual para os guerreiros irem à linha de frente. Eles compartilham da luta e se tornam participantes ativos ao assumir a posição militante. Eles colocam diante de Deus em favor do missionário, para causar efeito no seu trabalho. Assim, o trabalho do missionário e do intercessor são um só combate, e o valor do serviço é o mesmo. Por isso, a justa recompensa é atribuída igualmente a ambas as partes (I Sm 30:24).

Por que é necessária a retaguarda?

 
O intercessor abre portas para o missionário. Paulo sabia que a sua missão era pregar, portanto ele precisava que as portas fossem abertas à pregação (Cl 4:3). Ele demorou-se em Éfeso e depois afirmou:
"Uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu" (I Co.16:9).
  O intercessor encoraja o missionário a ser intrépido (Ef 6:19). Paulo era consciente de que só pela ação do Espírito Santo poderia usar a palavra certa para a pessoa certa. No texto de Colocensses 4:4, ele busca lugar nas orações dos irmãos para saber como manifestar o mistério de Deus. O "como fazer" só pode ser efetivo pela oração.
  O intercessor ergue as mãos para a obtenção da vitória. Em Êx 17: 8-16 está registrado o episódio que confirma a necessidade da oração para conquistar a vitória. O que Deus queria ensinar a Israel era que todas as conquistas deviam depender d'Ele! A retaguarda é formada por aqueles que sobem ao monte e ficam de mãos erguidas enquanto a batalha é travada no vale.

  Quando Pedro e João foram presos e ameaçados pelas autoridades, "uma vez solto, procuravam os irmãos (...) e unânimes levantaram a voz em oração" At 4:23-24.
Eles sabiam aonde ir, porque estavam certos da existência de intercessores agindo em oração para a garantia da vitória (At 12:5).
Wesley Duewel, missionário na OMS internacional, conta que nos primeiros 25 anos na Índia, abria uma ou duas novas igrejas por ano. Então indo de férias para os Estados Unidos, em 1964, Deus o levou a pedir 1.000 intercessores que orassem 15 minutos por dia pelo seu ministério na Índia. O resultado foi a abertura de 25 novas igrejas a cada ano, com um total de 25.000 crentes.
  O produto do serviço será na proporção das respostas das orações. Quanto mais oração, mais resultados!
Interceder pelas nações (Jr 1:10)

  • Para os povos. E isso significa derrubar os altares das divindades falsas, como fez Gideão com o altar de Baal (Jz 6:28).
    Derrubar as muralhas que representam as discriminações e a intolerância humana, como foi o muro de Berlim. Arrancar as influências satânicas nas culturas, como fez Willian Carey (quando o marido morria, queimavam a viúva junto para ela seguir com ele).
  • Para remover obstáculos que se levantem em oposição a Deus nas pessoas e estruturas.
"A intercessão tem um poder mais extraordinário que a força de mísseis."
    Não é sem razão que a rainha da Inglaterra dizia que tinha mais medo da oração de John Huss que todo o exército inimigo.
  Fazemos batalha espiritual pela intercessão, porque somos chamados para trazer o reino de Deus.Como somos um "corpo", um exército em combate pelo reino eterno, precisamos entender a necessidade de estarmos na retaguarda. O missionário precisa de cobertura espiritual. Durante o ministério de Charles Finney, vários intercessores levantados por Deus acompanhavam suas viagens e pregações. Milhares de almas se convertiam com a pregação de Finney, porque antes os corações foram trabalhados pelo poder da oração.



Texto extraído da apostila CAAM - INTERCESSÃO MISSIONÁRIA escrito por uma missionária em campo onde o evangelho é restrito. Oremos pelos missionários fonte: www.semap.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário